Hoje é Dia de Tiradentes, feriado nacional em homenagem ao mártir brasileiro. E para prestarmos nossa homenagem a esta figura importante da história da nossa nação, fizemos um quiz para você testar seus conhecimentos e lembrar desta figura corajosa que foi Tiradentes.

Qual o nome verdadeiro de Tiradentes?

Hilch/iStock
Correct! Wrong!

O verdadeiro nome de Tiradentes é Joaquim José da Silva Xavier.

Por que Tiradentes recebeu esse apelido?

MicrovOne/iStock
Correct! Wrong!

Apesar de ter tido várias profissões, Tiradentes destacou-se por ter a habilidade de extrair dentes ruins e incluir novos fabricados por ele mesmo, daí o apelido.

Os livros de história contam que Joaquim Silvério dos Reis denunciou os planos dos inconfidentes em troca de:

Mykyta Dolmatov/iStock
Correct! Wrong!

Apesar de não ter um documento que comprove, indícios apontam que Joaquim Silvério teria traído seus companheiros em troca do perdão das suas dívidas com a Coroa.

Onde Tiradentes nasceu?

FARBAI/iStock
Correct! Wrong!

Como Joaquim José da Silva Xavier não tinha um registro civil, tendo apenas como comprovante uma certidão de batizado, coube a Justiça brasileira determinar o local de seu nascimento. Após muitas deliberações e polêmicas, ficou determinado que o mártir mineiro teria nascido na cidade de São João del Rei.

Quais eram os dizeres da bandeira que os inconfidentes desenharam para a nova república?

Photitos2016/iStock
Correct! Wrong!

Os dizeres eram 'Libertas Quae Sera Tamen' que significa em latim 'Liberdade ainda que tardia'. Estes dizeres hoje estampam a bandeira de Minas Gerais.

Qual era o objetivo dos inconfidentes mineiros?

blocberry/iStock
Correct! Wrong!

A Inconfidência Mineira - ou Conjuração Mineira como alguns historiadores chamam -, foi um movimento com caráter separatista, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!