As medidas do Homem de Vitrúvio, desenhado por Leonardo da Vinci por volta do ano 1490, que mostra um indivíduo jovem e nu, dentro de um círculo e de um quadrado, representam o corpo humano na proporção áurea.

O número áureo Phi (lê-se “fi”), 1,618, é relativo à beleza da proporção entre as medidas, e foi vastamente aplicado na arte por Da Vinci, Michelangelo e outros. A beleza renascentista (Europa – séculos XIV-XVI) resgatou e interpretou na arquitetura, na natureza e na estrutura humana a fórmula matemática do que era belo. Assim, esse código de beleza, usado pelos gregos e redescoberto por Fibonacci, nada tem a ver com polegadas nos quadris ou com a medida da cintura.

Faça o teste e descubra mais.

1- O pé cabe no antebraço.

Halfpoint/iStock
Correct! Wrong!

Sem fazer contas, o pé deve caber entre a dobra do cotovelo e o punho. Nenhum problema se um de seus dedos passa disso. Estamos falando da Renascença.

2- Que medida corresponde à do rosto?

bowie15/iStock
Correct! Wrong!

Basta abrir um palmo sobre o rosto, colocando o polegar no queixo e a ponta do dedo mínimo na testa, e você cobrirá a extensão vertical do rosto.

3- A largura das costas coincide com a:

AntonioGuillem/iStock
Correct! Wrong!

Se você medir com um barbante, a medida do dedo mínimo até o cotovelo é igual à das costas, de um ombro ao outro. Nada de preocupação se as medidas não são exatas, estamos falando do Homem de Vitrúvio! Cuidado com o contorcionismo!

4- O resultado da divisão entre a altura do ser humano e o comprimento de seu umbigo até o chão é igual:

alzay/iStock
Correct! Wrong!

A medida pode ser encontrada ao inverso. Dividindo a altura pelo número Phi=1,618, você terá a medida do umbigo ao chão. Por exemplo, o homem mede 1,70 m, divididos por 1,618 é igual a 1,05 m.

5- Divida o tamanho do braço inteiro, incluindo a mão, por 1,618 (Phi) e você encontrará:

VladimirFLoyd/iStock
Correct! Wrong!

Que também é a medida do alto da cabeça até o umbigo. Está tudo interligado! Essas medidas não se aplicam a todos os indivíduos e não representam a extrema beleza. O curioso é que algumas delas se encaixam nas nossas.

6- A altura é igual à medida:

iTref/iStock
Correct! Wrong!

Essa é a medida de nossa envergadura, que é o maior tamanho que temos ao estender os dois braços. O equilíbrio dessas medidas representa a beleza renascentista.

7- A medida da mão, do pulso ao topo do dedo médio equivale a 1/10 da altura do corpo:

photosaint/iStock
Correct! Wrong!

Sim, se multiplicarmos por dez o tamanho da mão, encontraremos o valor da altura. Olhem, de novo! O mesmo acontece se dividirmos a altura por dez teremos o tamanho da mão. Descubra suas medidas correspondentes!

Quiz: Você sabe quais são as suas medidas?
Muito bom!
Entendeu a matemática de Da Vinci, não foi? Leia mais sobre o tema e você vai ficar surpreso. Não desista!
Ótimo!
Você já conhecia alguma coisa sobre o assunto, não é? Leia mais sobre a razão áurea. É bem interessante!
Ele é seu amigo...
Você conhece o Homem de Vitrúvio de outros carnavais... E aposto que mediu tudo. Leia mais sobre o número Phi e veja como são interessantes as aplicações dessa fórmula matemática em tudo a nossa volta.

Share your Results:

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!