O Dia do Folclore Brasileiro, comemorado anualmente em 22 de agosto, traz à tona a necessidade de resgatarmos a nossa cultura, tão rica em tradições e manifestações simbólicas. Mas que, às vezes, acaba não sendo tão conhecida por nós como deveria.

Essa data foi instituída por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965. E assim, todos os anos entra na pauta de celebrações.  

Leia mais: Dia dos povos indígenas – um olhar por dentro da Mitologia Brasileira

O que constitui o Folclore Brasileiro?

O folclore é um conjunto de costumes que dão origem à identidade social de um povo. Dessa forma, é tudo aquilo que faz parte de sua cultura, como crenças, contos, mitos, lendas, danças e muito mais.

Além disso, uma característica importante do folclore é que ele é preservado por um povo, geralmente por transmissão oral.

A origem desse termo, hoje amplamente conhecido, advém de “folk-lore”. Criado pelo escritor William John Thoms, em 1846, a expressão significa “saber (lore) de um povo (folk)”.

Agora que você já sabe o que é folclore, preparamos um Quiz com algumas manifestações folclóricas conhecidas no país. Teste seus conhecimentos sobre elas e divirta-se!

Quiz: será que você entende de Folclore Brasileiro?

1. Um dos personagens mais famosos do Folclore Brasileiro é o _______, um menino arteiro de carapuça vermelha e cachimbo que vive praticando travessuras. Quem é ele?

Dia do Folclore Brasileiro Laszlo Mates/iStock
Correct! Wrong!

A) A lenda do Saci-pererê é originária das tribos indígenas do Sul do país, mas também sofreu forte influência posterior da cultura africana. Segundo ela, existe um menino de uma perna só que pratica suas travessuras com humanos e animais. Para capturá-lo, é necessário arremessar uma peneira nos redemoinhos de vento. Em seguida, retirar-lhe o gorro e prendê-lo em uma garrafa.

2. Quais das respostas abaixo indicam, corretamente, os nomes de algumas cantigas folclóricas brasileiras?

Dia do Folclore Brasileiro KanKhem/iStock
Correct! Wrong!

B) As cantigas folclóricas são composições musicais que entraram no imaginário popular e costumam ser reproduzidas por crianças durante suas brincadeiras. Três das mais conhecidas são “Capelinha de melão”; “Boi da cara preta” e “A canoa virou”.

3. Quando é comemorado o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi?

Dia do Folclore Brasileiro CarlaNichiata/iStock
Correct! Wrong!

B) Importante símbolo cultural do Maranhão, o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi é comemorado em 30 de junho. A manifestação artística, que inclui artesanatos, instrumentos musicais e uma indumentária típica da região, reúne símbolos do catolicismo e de cultos afro-brasileiros em torno da lenda de um boi que morre e depois ressuscita.

4. Qual personagem do folclore brasileiro é responsável por proteger o rio Amazonas, e, para isso, atrai pescadores para dentro dele?

JohnnyLye/iStock
Correct! Wrong!

C) Bela como nenhuma outra, Iara, A Senhora das Águas, é uma sereia que vive no rio Amazonas e o protege por meio de seu encanto. De acordo com a lenda, são poucos os homens que conseguem fugir do afogamento... E aqueles que fogem, enlouquecem.

5. Na literatura, _______ é conhecido por ser um representante de peso da cultura popular. O escritor tem, em “Macunaíma”, uma das representações mais emblemáticas do folclore brasileiro. Quem é ele?

Dia do Folclore Brasileiro Angelo ABU e Dan X/Reprodução
Correct! Wrong!

C) O escritor paulista Mário de Andrade foi um profundo conhecedor do folclore brasileiro. Em "Macunaíma", sua obra-prima, ele conseguiu reunir diversas narrativas folclóricas em torno desse anti-herói que sintetiza a identidade nacional.

6. A comida é outro elemento importante da cultura de um povo. Quais desses pratos são típicos do folclore brasileiro?

Dia do Folclore Brasileiro yelet/iStock
Correct! Wrong!

C). Cocada, bolo de fubá, pé de moleque e canjica são alimentos típicos da cultura brasileira, e são consumidos principalmente na época das festividades juninas.

7. A Folia dos Reis é uma importante festividade celebrada em todo o país. Entre quais dias ocorrem suas comemorações?

Dia do Folclore Brasileiro paulobaqueta/iStock
Correct! Wrong!

C) Também chamada de Festa de Santos Reis ou Reisado, a Folia de Reis ocorre entre 24 de dezembro e 6 de janeiro. Seu intuito é celebrar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

8. Qual figura do folclore brasileiro é responsável pela origem da vitória-régia, planta aquática que é símbolo da Amazônia?

TaniaBertoni/iStock
Correct! Wrong!

B) Conta a lenda que uma índia estava profundamente apaixonada pela lua (Jaci). Um dia, ao se inclinar no rio para beijar o seu reflexo, a índia se afogou. Compadecida, a lua a transformou em uma planta, a vitória-régia, cujas flores sempre aparecem à noite.

9. Há muitas lendas folclóricas que contam a origem de frutas brasileiras. Dentre as opções abaixo, quais possuem lendas próprias?

ribeirorocha/iStock
Correct! Wrong!

A) Entre as lendas folclóricas mais conhecidas sobre a origem das frutas estão as do Guaraná, Açaí e do Pequi. Além delas, há muitas outras lendas, como a lenda da origem do milho e da mandioca.

10. O Frevo é uma das principais dança folclórica do Brasil, que ganha destaque principalmente durante o carnaval na região nordeste. Há quantos anos Pernambuco comemora o Frevo?

Dia do Folclore Brasileiro MesquitaFMS/iStock
Correct! Wrong!

A) O Frevo teve origem em 1907, na cidade de Recife, em Pernambuco. Sua origem se deu por meio da rivalidade entre as bandas militares e os escravos recém-libertos, que uniam marchinhas, capoeira e acrobacias. Em 2007, essa dança foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). +

Folclore
Parabéns!

Dia do Folclore Brasileiro

Você se saiu muito bem e mostrou que quando o assunto é folclore brasileiro você é um profundo conhecedor!
🙁

Dia do Folclore Brasileiro

Você não se saiu muito bem... Mas não desanime! Continue aprendendo sobre o folclore brasileiro e enriqueça seus conhecimentos sobre a nossa cultura!