As belas-artes são manifestações artísticas de natureza visual e plástica (desenho, pintura, escultura, arquitetura etc.), que, sobretudo, buscam produzir o belo através da elaboração da forma e do espaço, segundo o dicionário Houaiss. Contudo, vamos nos concentrar aqui no Impressionismo, Pós-Impressionismo e Renascentismo. Embora não tenhamos direito de imagem das obras de arte, procure as obras citadas na Internet e se emocione.

Gosta de quiz? Temos mais.

1. Que pintor impressionista captou a Catedral de Rouen, França, de um só ângulo, e fez quatro pinturas em horários diferentes do dia?

undrey/iStock

O impressionista Claude Monet (1840-1926) fez quatro diferentes pinturas da Catedral de Rouen, observando o impacto da luz natural sobre a fachada durante o dia, que receberam os nomes de: ‘Pôr do Sol’, ‘Luz solar plena’, ‘Ao meio-dia’ e ‘Entardecer’. Impressionismo, nome dado ao movimento de arte, deriva do título de uma das obras de Monet, ‘Impressão: Sol nascente’, que lhe tirou dos ombros o peso da tradição clássica.

2. Outro famoso impressionista é reconhecido por suas bailarinas.

master1305/iStock

A paixão de Edgar Degas (1834-1917) durante toda a sua vida foi o balé. ‘O Salão de Balé da Ópera’ mostra sua impressão e seu talento para capturar os movimentos fluidos e etéreos das bailarinas na sala de ensaios.

3. ‘Menina com regador’, ‘Rosa e azul’ e ‘O balanço’ são conhecidas pinturas de quem?

master1305/iStock

Pierre-Auguste Renoir (1841-1919) pintou, entre outros, ‘A estalagem de Mère Anthony’, que despertou nos críticos a sensação de espaço vívido, pois a composição das figuras, dispostas quase em semicírculo, geram a impressão de que a atmosfera é real.

4. Quem pintou ‘Girassóis', famoso quadro que pertence ao Museu de Arte da Filadélfia?

shivshakti/iStock

O Pós-Impressionismo foi exatamente isto: aconteceu depois do Impressionismo, e as diferenças são sutis. O mundo fora do mundo de Vincent van Gogh. ‘Noite estrelada’, ‘O quarto’ e ‘Girassóis’, estão entre as mais famosas pinturas do artista. O pontilhismo de Paul Signac e de Georges Seurat (procure suas obras para conhecê-los), tudo parece mágico nesse período também.

5. Falar do movimento renascentista vem logo à nossa mente seu mais cultuado representante, o pintor de ‘A última ceia’. De quem estamos falando?

Pierre Aden/iStock

Na Itália, após a Idade Média (ou Idade das Trevas), os artistas voltaram sua admiração para as artes grega e romana, fazendo renascer a cultura da Antiguidade. Leonardo da Vinci (1452-1519), o notório pintor de ‘Mona Lisa’, era também cientista e inventor.

6. Quem foi o escultor de David?

PytyCzech/iStock

Michelangelo (1475-1564), pintor, escultor, poeta e arquiteto. Pintou também o teto da Capela Sistina e esculpiu ‘Pietà’; e David, naturalmente.

7. Quem pintou ‘O nascimento de Vênus’, uma mulher nascendo de dentro de uma concha com seus cabelos esvoaçantes?

sasimoto/iStock

O também renascentista Sandro Botticelli (1445-1510), que produziu diversos afrescos para a Capela Sistina, no Vaticano.