As vitaminas são essenciais para o funcionamento de importantes processos bioquímicos do organismo, e só são incorporadas ao organismo através da alimentação. Saber o que faz cada vitamina e em quais alimentos adquiri-las pode fazer uma grande diferença na sua saúde. Ponha-se à prova com o nosso quiz e descubra se você conhece as vitaminas tão essenciais para o funcionamento do seu organismo!

Qual das vitaminas abaixo é essencial para a visão; ajuda as células a crescerem e se desenvolverem normalmente; mantém pele, tecidos, dentes, cabelo e unhas saudáveis; apoia o sistema imunológico?

vaaseenaa/iStock

A baixa ingestão de alimentos que são fontes de vitamina A pode afetar a visão e o crescimento e causar problemas de pele, embora as deficiências sejam raras no mundo desenvolvido. A baixa ingestão desta vitamina também está ligada à baixa fertilidade e à baixa imunidade.

Qual das vitaminas abaixo ajuda a produção de colágeno, um componente dos tecidos conjuntivo fibroso; promove a cicatrização de feridas; impede os danos dos radicais livres e auxilia na absorção de ferro de fontes que não sejam de carne?

MillefloreImages/iStock

A vitamina C é uma vitamina muito importante para o nosso organismo. Os fumantes, geralmente, requerem mais, porque a nicotina e as toxinas da fumaça do cigarro exaurem os níveis de vitamina C no organismo. A falta grave de vitamina C resulta em escorbuto e pode ser fatal.

Verdadeiro ou falso? A vitamina D ajuda o corpo a absorver e regular o cálcio, um mineral essencial para a construção de ossos e dentes saudáveis.

cegli/iStock

Verdadeiro! A baixa ingestão de vitamina D está relacionada a fraqueza óssea e raquitismo em crianças. Osteomalacia e osteoporose em adultos. Quando exposto à luz do sol, o corpo produz essa vitamina. Por isso, um pouco de sol todos os dias aumenta a vitamina D, que ajuda a manter os níveis de cálcio constantes.

Qual é a vitamina que auxilia na coagulação do sangue?

robynmac/iStock

É a clorofila das plantas que fornece a vitamina K; suas bactérias intestinais também fazem isso. Espinafre, couve, brócolis, repolho, salsa, canola, soja e azeites são boas fontes de vitamina K.

Qual vitamina é necessária para fazer glóbulos vermelhos, manter o sistema nervoso, liberar energia e processar o ácido fólico?

Rimma_Bondarenko/iStock

A vitamina B12 é uma das poucas vitaminas B que podem ser armazenadas no fígado, com reservas de duração de dois a cinco anos. A falta de vitamina B12 pode causar anemia, degeneração das células nervosas e da medula espinal, perda de equilíbrio e fraqueza espasmódica nos membros inferiores.

Qual vitamina ajuda a liberar e utilizar a energia dos alimentos e é necessária para o funcionamento normal do sistema nervoso?

photka/iStock

O processo de cozinhar e preparar os alimentos pode destruir a Vitamina B1 (tiamina), então use legumes frescos picados em quantidade mínima de água para cozimento.

Sou um antioxidante que atua no sistema imunológico e ajuda a prevenir danos celulares e doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. Quem sou eu?

kerdkanno/iStock

Como a vitamina E é solúvel em gordura, as pessoas que não conseguem absorver a gordura adequadamente podem desenvolver deficiência.