Sorvete de banana que afasta o cansaço e melhora o sono

Essa receita terapêutica de sorvete de banana é ideal para saborear em dias quentes e para mandar o cansaço embora nesse final de ano.

Redação | 3 de Dezembro de 2021 às 13:00

Cortesia/Aline Quissak -

O sono é importante em várias funções fisiológicas, incluindo a atividade cerebral, respiração e frequência cardíaca. Ter uma boa noite de sono melhora a atenção, criatividade, memória e aprendizagem, já o sono insuficiente ou a má qualidade do sono podem atuar como um fator de risco para uma variedade de doenças, incluindo demência, psicose e diabetes.

Alimentos ricos em triptofano e vitaminas do complexo B podem auxiliar na modulação e qualidade do sono. Sendo assim, se você tiver problemas para ter uma boa noite de sono, dê preferência a refeições que contenham kiwi, morango ou cereja, eles contêm fito melatonina, o hormônio do sono. Outra opção é ficar atento às receitas que contenham banana e abacate como ingrediente. Esses alimentos possuem vitamina B6, magnésio e triptofano, que ajudam a formar melatonina.

Leia também: Especialistas explicam por que você deve ter 8 horas de sono

Chás como melissa (erva-cidreira) também ajudam a relaxar e a acordar mais bem disposto. O selênio, mineral presente em alguns alimentos, também melhora o sono e confere uma qualidade restaurativa, para acordarmos mais bem dispostos. 

Agora que você já entendeu como a alimentação contribui para uma boa noite de sono, que tal aprender uma receita deliciosa para incluir no seu cardápio? Veja agora como fazer um sorvete terapêutico para mandar o cansaço embora nesse final de ano.

Sorvete de banana com castanha-do-pará e baunilha

Rendimento: 01 porção

Cortesia/Aline Quissak

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte as bananas em pedaços e congele. Caso você queira pode deixar várias picadas e congeladas para as próximas vezes. Você pode ainda aproveitar bananas já muito maduras para preparar a receita também.
  2. Bata no processador as bananas congeladas com a baunilha, a castanha-do-pará e o coco ralado. Se precisar adicione um pouquinho de leite (ou leite vegetal) para ajudar o processador, porém não adicione mais do que 3 colheres de sopa para não perder a textura. Pronto! Seu sorvete saudável e modulador do sono está pronto!

Se for consumir na hora não precisa voltar para o freezer, pois logo após bater no processador ele já estará na consistência de sorvete. O sorvete pode permanecer congelado por até 6 dias. Quando for tirar do freezer, espere amolecer um pouco para conseguir fazer a bola de sorvete.

Se você quiser saber mais sobre como a alimentação pode auxiliar o seu sono, não perca a live especial sobre sono e cansaço com a Nutri Aline Quissak lá no Instagram @nutri_secrets amanhã (04/12) às 10:30h.