É muito frequente as pessoas deixarem de almoçar ou almoçarem às pressas, mesmo no home office. No entanto, os nutricionistas dizem que o almoço – e não o jantar – deve ser a refeição mais importante do dia. Um almoço saudável é imprescindível para quem quer evitar lanches doces e gordurosos à tarde. Portanto, aposte nessas sugestões de refeições rápidas e tenha um almoço saboroso e nutritivo.

Para matar aquela vontade de comer um doce após a refeição, experimente preparar uma sobremesa com frutas!

Seleções de Reader's Digest

4 – Sopa de frango com milho

1. Desosse 1/2 frango assado no forno ou na churrasqueira, e reserve. Debulhe 3 espigas de milho e reserve.

2. Aqueça, em uma panela grande, 3 colheres (chá) de óleo de canola e junte 1 cebola picadinha. Cozinhe por 4 minutos, mexendo frequentemente.

3. Acrescente 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado, 1 dente de alho amassado e ½ colher (chá) de cúrcuma. Mexa até exalar o aroma.

4. Junte os ossos do frango e o milho a 4 copos (1 litro) de água fervente. Deixe ferver um pouco e, em seguida, abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando, com a panela tampada, por 15 minutos.

5. Retire a pele e qualquer gordura visível do frango. Pique a carne em pedaços pequenos. Com o uso de pegadores, remova todos os ossos da sopa e descarte.

6. Junte ao caldo a carne do frango, 1 colher (chá) de óleo de gergelim e 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado. Tempere com pimenta-do-reino moída na hora, mexa e cozinhe por 1 minuto, para aquecer por igual.

7. Despeje uma concha de sopa em cada uma das quatro tigelas de servir. Enfeite com coentro e um pouco de amêndoas laminadas.


ClaudioVentrella/iStock

5 – Sopa de cenoura assada

1. Preaqueça o forno a 180°C. Forre um tabuleiro com papel-manteiga.

2. Descasque 1 kg de cenouras. Corte-as em quartos longitudinalmente. Coloque-as no tabuleiro e asse-as por 45 minutos.

3. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa caçarola grande. Cozinhe uma cebola finamente picada em fogo médio por 4 minutos. Acrescente 2 dentes de alho amassados, 1 ½ colher de sopa de sementes de cominho e cozinhe por 1 minuto. Acrescente as cenouras assadas, 1 litro de caldo de legumes e 1 xícara (250 ml) de água. Dê consistência de purê à sopa usando um mixer.

4. Deixe ferver, depois reduza o calor e cozinhe em fogo brando por 5 minutos. Tempere a gosto com pimenta-do-reino moída na hora.

5. Transfira a sopa para tigelas e guarneça com sementes de cominho extras. Sirva com pão integral.


Quando tiver tempo, prepare uma grande quantidade de sopa e congele em porções individuais, para facilitar o descongelamento.


Seleções de Reader's Digest

6 – Salada grega

1. Corte em cubinhos 125 g de queijo feta magro e ponha em uma tigela grande.

2. Fatie 3 pepinos. Corte ao meio 4 tomates-italianos de tamanho médio e fatie. Faça o mesmo com 1 cebola-roxa média.

3. Junte o pepino, o tomate e a cebola ao queijo reservado na tigela. Acrescente 3/4 de xícara (100 g) de azeitonas pretas sem caroço e misture bem.

4. Junte, em outro recipiente, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem e 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco. Espalhe a mistura sobre a salada.