5 receitas com frango e macarrão para variar o cardápio e sair do básico

Aprenda a fazer deliciosas receitas com frango e macarrão que prometem agradar a todos os gostos!

Julia Monsores | 13 de Maio de 2020 às 09:00

-

Apesar de ser um ingrediente comum nos lares brasileiros, o frango não precisa ser sinônimo de uma refeição sem graça. Na verdade, muitos chefs de cozinha utilizam o frango no preparo de pratos incríveis! O segredo? A combinação certa das massas e dos temperos. Para ajudá-lo a preparar pratos incríveis, separamos 5 receitas que tem o frango como ingrediente principal!

1. Macarrão teriyaki

Este delicioso caldo japonês feito com macarrão soba e temperado com ervas frescas, o gengibre e o alho incrementam o sabor frango. É uma deliciosa receita, experimente!

Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Ferva a água numa panela grande e cozinhe o macarrão por cerca de 6 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente.
  2. Enquanto isso, corte todos os legumes em pedaços pequenos. Acrescente-os à água do macarrão nos últimos 3 a 4 minutos de cozimento.
  3. Coloque o macarrão e os legumes num escorredor grande. Ponha todos os ingredientes restantes na panela vazia e leve-a ao fogo. Aqueça até começar a ferver e baixe o fogo. Leve o macarrão e os legumes novamente à panela e cozinhe rapidamente até tudo estar bem quente.
  4. Sirva em tigelas fundas de sopa, com uma colher para tomar o caldo e um garfo ou hashi para pegar os ingredientes sólidos.

2. Macarrão com frango e alho-poró

Este prato quente é apreciado por crianças e adultos. É um bom exemplo de prato do dia a dia no qual legumes, macarrão e farinha de rosca se combinam a uma pequena porção de proteína, no caso a carne de frango, compondo uma refeição magra e saborosa.

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

Cobertura

Modo de preparo

  1. Ponha a cenoura e o alho-poró numa panela. Acrescente o caldo e o vinho, se o usar, e deixe ferver. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos ou até as cenouras estarem cozidas, mas não macias demais.
  2. Escorra os legumes, reservando o caldo. Coloque-os num refratário grande. Ponha o caldo novamente na panela e ferva até se reduzir a 300 ml. Deixe esfriar.
  3. Cozinhe a massa em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e acrescente os legumes, misturando bem. Preaqueça o forno a 190ºC.
  4. Aqueça o azeite numa panela. Acrescente o frango e cozinhe, mexendo por 5 a 10 minutos ou até dourar levemente. Com uma escumadeira, retire o frango da panela e misture a carne com a massa e os legumes.
  5. Retire a panela do fogo e despeje o leite e o caldo já frio. Mexendo constantemente, salpique a farinha de trigo no líquido. Leve a panela novamente ao fogo e ferva o caldo, mexendo sempre. Baixe o fogo e cozinhe por 3 minutos, mexendo até obter um molho espesso e liso. Tempere a gosto.
  6. Despeje o molho por cima da massa, cobrindo-a por igual. Misture a farinha de rosca com o queijo e a salsa e salpique a superfície, de forma homogênea. Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até o prato ficar crocante e dourado.

3. Sopa de galinha e macarrão

Grande parte do charme desta sopa é a simplicidade. Com sabores frescos e combinando massa com frango e legumes cozidos, porém firmes, é fácil entender por que esta sopa é ótima para o tempo mais frio.

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Primeiro prepare o caldo. Ponha os pedaços de galinha numa panela ou caldeirão de fundo grosso. Acrescente a cebola, a cenoura e o aipo e despeje cerca de 2 litros de água fria, de modo a cobrir os ingredientes. Deixe ferver, retirando, à medida que se forma, toda a espuma que estiver na superfície.
  2. Baixe o fogo assim que levantar fervura. Acrescente o buquê garni, os grãos de pimenta-do-reino e 1 colher (chá) de sal. Tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo brando por 1 hora, removendo a espuma conforme a necessidade. Depois de 30 a 40 minutos, verifique se os pedaços de galinha estão cozidos, espetando-os com a ponta da faca. Se o caldo que escorrer for claro, a galinha está cozida. Reserve-os.
  3. Forre um escorredor ou peneira grande com um pano de musselina úmido e coloque por cima de uma tigela grande refratária; coe ali o caldo. Descarte os legumes e os temperos. Leve o caldo coado de volta à panela, lavada. Retire com a escumadeira o excesso de gordura que estiver na superfície. Deixe esfriar e congele as sobras do caldo de galinha para usar em outras receitas.
  4. Quando a galinha estiver fria o suficiente para ser manuseada, retire e descarte todos os ossos. Corte 225 g de carne em pequenos pedaços para usar na sopa. Reserve o restante do frango para sanduíches ou outras receitas.
  5. Ferva o caldo e depois baixe o fogo. Acrescente o spaghetti ou o linguine e a cenoura, e deixe cozinhar por 4 minutos. Adicione o aipo, os brócolis, o milho verde e continue cozinhando por cerca de 5 minutos ou até a massa e todos os legumes ficarem macios.
  6. Junte o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto e aqueça bem. Salpique salsa e tomilho e sirva em seguida.

4. Rolinhos de espinafre com frango

Massa fresca de lasanha, comprada ou feita em casa, pode ser usada de várias maneiras, como mostra esta receita.

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

Molho de espinafre

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200ºC. Aqueça o azeite numa frigideira. Ponha a cebola, o aipo e refogue por 5 minutos ou até os legumes ficarem macios.
  2. Acrescente a carne moída de frango e o alho e continue a cozinhar, mexendo, para desprender os grumos, por cerca de 5 minutos ou até a carne ficar branca e solta. Junte a farinha de trigo e depois o tomate, o orégano e temperos a gosto. Cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Enquanto isso, cozinhe a lasanha em água fervente por 3 a 5 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Depois escorra-a e lave em água fria. Seque num pano de prato, fazendo uma camada única, e reserve. Adicione cerca de três quartos da farinha de rosca à mistura de frango e reserve. Reserve também a farinha de rosca restante.
  4. Para o molho de espinafre, aqueça o azeite numa panela pequena e refogue o alho por 1 minuto. Acrescente o espinafre e refogue por 4 minutos ou até ter murchado, depois junte a farinha de trigo. Aos poucos, despeje o leite, mexendo sempre, e deixe ferver. Tempere com noz-moscada ralada na hora, sal e pimenta-do-reino.
  5. Espalhe metade do molho de espinafre numa travessa refratária rasa. Ponha uma tira de lasanha sobre o molho. Coloque uma colherada do recheio de frango no meio da tira de lasanha, depois enrole a massa em volta do recheio de carne. Coloque o rolinho num lado da travessa. Repita a operação com as tiras restantes de lasanha e frango, recheando, enrolando e sobrepondo-as ordenadamente.
  6. Espalhe o molho de espinafre restante por cima da massa. Misture a farinha de rosca restante ao queijo parmesão e salpique os rolinhos. Leve ao forno por 20 a 25 minutos ou até a superfície ficar crocante e dourada. Decore com salsa lisa e sirva em seguida.

5. Canelone de frango e ricota

Esta versão leve de canelone usa frango com legumes frescos para compor um prato deliciosamente substancial. Pode-se rechear e preparar o canelone com antecedência e deixar na geladeira até a hora de levá-lo ao forno. Sirva com pão crocante e salada verde.

Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes

Molho

Cobertura

Modo de preparo

  1. Para preparar o molho, ponha o leite numa panela com fundo grosso. Acrescente a cebola com cravos, o louro, a noz-moscada e temperos a gosto. Deixe ferver, depois retire a panela do fogo, tampe-a e deixe esfriar completamente. Esse procedimento permite que os ingredientes temperem o leite.
  2. Enquanto o leite está em infusão, aqueça uma frigideira antiaderente em fogo moderadamente alto, acrescente a carne moída de frango e cozinhe até ficar esbranquiçada e formar grumos, mexendo frequentemente. Deixe esfriar um pouco.
  3. Ponha o pimentão em cubos, o alho-poró e as ervilhas congeladas numa tigela refratária, despeje água fervente suficiente para cobri-los e deixe de molho por 30 segundos. Escorra bem os legumes numa peneira.
  4. Bata a ricota, o mascarpone e o ovo, depois acrescente o frango, os legumes escorridos e as ervas. Tempere a gosto.
  5. Agora volte ao molho. Com uma escumadeira, retire e descarte os temperos do leite frio. Batendo sempre, salpique a farinha de trigo no leite. Quando toda a farinha tiver sido incorporada, leve a panela de novo ao fogo moderado e deixe o leite ferver, mexendo sempre. Baixe o fogo e deixe ferver, mexendo por cerca de 3 minutos.
  6. Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe uma camada de molho no fundo de uma travessa refratária quadrada de 30 cm.
  7. Com uma colher de chá e as pontas dos dedos, recheie com o frango os tubos de canelone. Arrume-os na travessa numa camada única sobre o molho. Com uma colher, ponha o restante do molho por cima.
  8. Para a cobertura, misture a farinha de rosca e o queijo parmesão e salpique por cima do canelone. Leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até a superfície estar crocante e dourada e o molho borbulhar de tão quente. Deixe repousar por 10 minutos antes de servir.