5 receitas com peixe para a Sexta-feira Santa

Confira as 5 receitas fáceis com diferentes tipos de peixe que vão agradar todos os gostos no almoço de Sexta-feira Santa.

Iana Faini | 10 de Abril de 2020 às 10:30

Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood -

O tradicional almoço da Sexta-feira Santa pode se tornar ainda mais especial com um delicioso prato de linguado, de salmão ou do tradicional bacalhau. Confira as 5 receitas com peixe que vão agradar todos os gostos:

1. Linguado com molho de tomate e pimentão vermelho

Um molho exótico transforma o simples peixe cozido num prato incrível. Como tem a carne firme, o linguado fica excelente quando preparado na grelha, e adquire um aspecto tentador. 

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 4-6 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes 

Molho de tomate e pimentão vermelho 

Modo de preparo 

  1. Coloque as postas de linguado num prato raso não metálico. Misture o azeite, o suco de laranja, o alho, o sal e a pimenta-do-reino a gosto e, com uma colher, despeje esses temperos sobre as postas de peixe. 
  2. Misture todos os ingredientes do molho e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira-o para uma molheira. 
  3. Aqueça a grelha ou uma frigideira larga, ligeiramente untada, em fogo alto.
  4. Disponha as postas de peixe e cozinhe por 2 a 3 minutos de cada lado, regando de vez em quando com os temperos, até o peixe se desfazer com facilidade. 
  5. Coloque o peixe em pratos de servir e moa por cima um pouco de pimenta-do-reino. Decore com fatias de laranja e sirva com o molho. 

Dicas e sugestões 

Postas de outros peixes, como bacalhau fresco, hadoque, granadeiro azul ou peixe-espada, ou filés de tamboril, podem ser preparadas da mesma forma. 

Para preparar um molho de tomate e azeitona, misture:

Ou use 1 colher de sopa de alcaparras escorridas e lavadas no lugar das azeitonas. 

O peixe também pode ser assado numa churrasqueira. Disponha as postas num pedaço de papel-alumínio, para evitar que a carne delicada escorregue pela grelha da churrasqueira. 

2. Gratinado de peixe com ervas 

Este prato de peixe é uma refeição muito prática: hadoque defumado e savelha num molho cremoso, coberto por uma farofa de ervas. Sirva com batata assada embrulhada em papel-alumínio, cenourinhas e ervilhas.

Tempo de preparo: 25 minutos 
Tempo de cozimento: 35-40 minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Preaqueça o forno a 190ºC. Numa frigideira ou panela grandes, arrume o peixe em uma única camada e acrescente o alho-poró, o leite e as folhas de louro.
  2. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Espere ferver, baixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tire a panela do fogo e deixe repousar por cerca de 5 minutos.
  3. Enquanto isso, numa tigela, amasse com as pontas dos dedos a manteiga com a farinha de trigo integral até obter uma farofa fina.
  4. Misture o queijo, a manjerona e temperos a gosto. 
  5. Com uma espátula, retire o peixe do leite e coloque-o num prato. Retire a pele e desfie a carne, descartando as espinhas, se houver. 
  6. Misture a maisena com um pouco de água, a fim de obter uma pasta homogênea, acrescente-a ao leite da panela e deixe ferver, mexendo até engrossar. Descarte as folhas de louro.
  7. Acrescente o cogumelo em fatias e cozinhe por 1 minuto. Com cuidado, misture o peixe desfiado e a salsa picada e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  8. Coloque a mistura de peixe num recipiente refratário raso, com capacidade para 1,2 litro. Com uma colher, espalhe por cima a mistura de farinha, de modo a cobrir tudo por igual.
  9. Asse por 35 a 40 minutos ou até a cobertura ficar dourada.
  10. Sirva bem quente, decorado com manjerona. 

Dicas e sugestões 

Algumas crianças não gostam do sabor da farinha de trigo integral, portanto o truque é misturá-la a uma quantidade proporcional de farinha de trigo branca. 

  1. Prepare uma grande quantidade da cobertura de farofa e conserve-a em um recipiente plástico no freezer.
  2. Depois, simplesmente retire a quantidade que vai precisar e leve-a ao forno ainda congelada.
  3. Para um gratinado de bacalhau ao estilo galês, cozinhe no leite, com o alho-poró e o louro, 340 g de bacalhau fresco ou outro filé de peixe de carne branca e firme.
  4. Retire a pele e desfie a carne. Prepare o molho e acrescente um pote de mariscos em conserva, cerca de 160 g, escorridos e bem lavados, e 2 colheres de sopa de cebolinhas frescas picadas aos cogumelos.
  5. Cubra com uma farofa preparada sem as ervas e sem o queijo e temperada com 1 colher de chá de mostarda em grãos acrescentada à manteiga e à farinha. 

 

3. Bacalhau com lentilha

Conheça a história da tradição do bacalhau na Páscoa e aprenda esta receita diferente e fácil.]]> 4. Salmão com maionese de estragão O salmão é facilmente encontrado o ano todo, e compõe um prato especial versátil, que pode ser servido quente ou frio, com uma salada de folhas verdes e ervilhas ou vagens, e um pouco de pão.

Tempo de preparo e de cozimento: 35 minutos.
Rendimento: 4 porções. 

Ingredientes 

Leia também: 5 destinos religiosos para visitar na Semana Santa

Cuscuz 

Modo de preparo 

  1. Coloque o salmão numa frigideira funda, antiaderente. Despeje por cima o vinho, acrescente o louro, as raspas de limão e temperos a gosto.
  2. Deixe ferver, baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 5 a 6 minutos ou até o peixe ficar cozido (ainda deve ficar ligeiramente translúcido no centro). 
  3. Enquanto isso, misture a maionese, o iogurte, as raspas de limão e o estragão.
  4. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e transfira para uma tigela de servir. 
  5. Quando o peixe estiver cozido, escorra a maior parte do líquido do cozimento para uma jarra medidora e acrescente água fervente suficiente para atingir 360 ml.
  6. Tampe a panela para manter o peixe quente, fora do fogo. 
  7. Numa tigela, despeje o caldo de peixe diluído sobre o cuscuz e deixe repousar por 3 a 4 minutos para que o líquido seja absorvido.
  8. Afofe o cuscuz com um garfo e acrescente os tomates picados, o alho-poró e o agrião. Salpique o azeite de oliva e o suco de limão e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. 
  9. Sirva o salmão quente com a salada de cuscuz e a maionese de estragão. 
 

Dicas e sugestões 

Creme azedo, creme de leite fresco (com baixo teor de gordura, se preferir) e iogurte natural de consistência firme podem ser usados para preparar o molho, substituindo a combinação de iogurte e maionese. 

Para um molho de agrião, substitua o estragão por 30 g de agrião picado. 

5. Cavalinha com molho de abacaxi 

A cavalinha é um peixe saboroso e altamente nutritivo que fica muito bom grelhado, acompanhado de um molho de abacaxi e funcho, aromatizado com licor de anis. Servir com batatas rosti e legumes verdes completa a refeição. 

Tempo de preparo e de cozimento: 50 minutos. 
Rendimento: 4 porções

Ingredientes 

Modo de preparo 

  1. Preaqueça o forno a 220ºC. Descasque as batatas e as batatas-doces, rale-as grosseiramente sobre uma tigela grande. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. 
  2. Ponha metade da manteiga numa fôrma ou recipiente refratário redondo de 25 cm de diâmetro. Deixe no forno por 1 a 2 minutos ou até a manteiga começar a borbulhar, retirando em seguida.
  3. Transfira as batatas raladas para o recipiente refratário quente e aperte-as firmemente, de modo a obter um bolo compacto.
  4. Ponha por cima o restante da manteiga, leve novamente ao forno e asse por 25 minutos ou até adquirir uma cor marrom-dourada e o centro ficar macio quando espetado com um palito. Enquanto isso, preaqueça a grelha em fogo alto.
  5. Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino e faça 4 a 5 cortes de cada lado.
  6. Corte um pedaço de papel-alumínio do tamanho da grelha e ponha nele o peixe.
  7. Misture o suco de limão com o azeite e pincele metade dessa mistura sobre o peixe.
  8. Grelhe por 4 a 5 minutos ou até a carne próximo à espinha desfiar com facilidade. Com cuidado, vire o peixe, pincele o restante da mistura de suco de limão e azeite e grelhe por mais 4 a 5 minutos. 
  9. Enquanto o peixe cozinha, prepare o molho. Ponha o abacaxi, o funcho, o licor de anis e 75 ml de água numa panela que não seja de alumínio e deixe ferver.
  10. Baixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo sempre, por 5 minutos ou até o abacaxi estar cozido.
  11. Prove o molho — deve ter um agradável sabor ácido. Se estiver muito doce, esprema mais um pouco de limão; se estiver muito ácido, adicione um pouco mais de licor.
  12. Mantenha o molho aquecido até a hora de servir. 
  13. Quando o peixe e as batatas estiverem prontos, transfira o peixe para uma travessa ou pratos individuais aquecidos.
  14. Ponha o molho numa molheira e sirva-o com o peixe e a batata rosti. 

Dicas e sugestões 

Muitas crianças preferem peixe sem espinhas. Uma solução fácil é pedir ao peixeiro que remova a cabeça do peixe, abra-o e retire as espinhas e o interior, deixando um grande pedaço achatado de peixe sem espinha.

Para preparar, grelhe como na receita principal. A cavalinha com espinha também pode ser recheada. Para preparar um recheio de maçã e funcho, misture:

  1. Acrescente um ovo batido e um pouco de sal e pimenta-do-reino e misture tudo muito bem.
  2. Com uma colher, coloque o recheio sobre a metade do peixe e, depois, feche-o para que volte à forma original.
  3. Arrume as cavalinhas sobre o papel-alumínio, pincele a mistura de suco de limão e grelhe como na receita principal.