No supermercado você encontra uma série de massas prontas, adequadas para serem guardadas na geladeira por um tempinho, ou no congelador por um tempo maior, e que podem ser muito úteis no preparo de salgados.

Mas, você sabia que você também pode preparar algumas massas caseiras para pães, quiches, pizzas e outros salgados de forma rápida e simples e congelá-las para usar depois? Algumas massas podem ser guardadas por 1 a 2 dias na geladeira ou até por várias semanas no congelador, se preferir. Use as receitas a seguir para preparar massas para pizzas, quiches, tortas e outros salgados – e aprecie o sabor das massas caseiras.

Leia também:

Ann_Zhuravleva/iStock

Massa podre ou massa para forrar

Esta massa é indicada para forrar formas para quiches, tortas ou tortinhas, mas também pode ser usada para petiscos picantes.

Se todos os ingredientes, a vasilha e os batedores para massa (ou as mãos) estiverem bem frios e você trabalhar de forma rápida, poderá utilizar a massa imediatamente. Caso contrário, envolva a massa com filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente uma hora, ou coloque-a por 10 a 15 minutos no congelador ou freezer.

Para quiches e tortas, coloque a massa mole na forma, cubra com filme plástico e espalhe bem (dependendo da receita, com ou sem borda), forrando o fundo. Leve a forma forrada, fechada com o filme plástico, para gelar como descrito acima

Para congelar, embale a forma hermeticamente e congele a massa dentro da forma.

Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 400 g de massa ou 1 forma de torta (26 cm de diâmetro) 

300 g de farinha de trigo

1 pitada de sal

125 g de manteiga gelada em pedacinhos

1 ovo ou 75 ml de água bem gelada


AlexFuentes/iStock

Modo de preparo

Misture 300 g de farinha de trigo com 1 pitada de sal numa vasilha. Corte 125 g de manteiga gelada em pedacinhos e junte à farinha. Pique a manteiga com uma faca e misture-a com a farinha, ou então esfarele a farinha e a manteiga com a ponta dos dedos, fazendo uma farofa. Adicione 1 ovo ou 1 a 2 gemas ou aproximadamente 75 ml de água bem gelada e amasse tudo rapidamente, formando uma massa lisa.


radu984/iStock

Massa de bicarbonato para pão e pãezinhos

Esta massa pode ser preparada com diferentes farinhas. Caso você queira enriquecer a massa com sementes ou nozes (grosseiramente picadas), junte-as à mistura de farinha antes de acrescentar iogurte e vinagre. De preferência, asse a massa imediatamente e sirva, para consumir o salgado ainda fresco. Se sobrar, coloque num saquinho plástico para congelados. No saquinho bem fechado, pão ou pãezinhos podem ser guardados em temperatura ambiente por 2 a 3 dias.

Importante: bicarbonato de sódio precisa de algum ácido para ter efeito e fazer a massa crescer. Iogurte ou leite azedo são os mais indicados, vinagre reforça ainda o efeito de “afofar” a massa.

Ingredientes de uma receita básica para aproximadamente 600 g de massa (8 pãezinhos ou 1 pão pequeno)

300 g de farinha

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

½ colher (chá) de sal

250 g de iogurte

1 colher (chá) de vinagre


Maurian Soares Salvador/iStock

Modo de preparo:

Misture 300 g de farinha com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e ½ colher (chá) de sal numa vasilha. Acrescente 250 g de iogurte e 1 colher (chá) de vinagre e mexa tudo, misturando. Em seguida, amasse até obter uma massa lisa.

Modele a massa com as mãos enfarinhadas, formando pãezinhos ou um pão, e asse no forno quente (grade média) a 200ºC, por aproximadamente 25 minutos (pãezinhos) ou 35 a 40 minutos (pão).