Na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de planejar as nossas refeições e acabamos não nos alimentando direito. Mas se você quer ter um cardápio mais variado e saudável e o seu problema é falta de tempo ou esquecimento, nós separamos algumas receitas para o almoço que certamente irão te ajudar. Confira no slideshow abaixo 5 receitas incrivelmente deliciosas e fáceis de preparar:

Reader's Digest

Escondidinho de carne e lentilha

O escondidinho é um prato clássico que “alimenta a alma” e uma ótima maneira de incluir legumes extras à dieta. Você pode colocá-los em um processador de alimentos, transformando-os em purê. E, assim, ocultá-los, caso sirva este prato a crianças que não gostam de legumes.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola

1 cebola pequena picadinha

2 dente de alho amassados

1 abobrinha corta em cubinhos

1 berinjela cortada em cubinhos

3 batatas (500 g) picadas

½ xícara (125 ml) de leite semidesnatado

500 g de carne magra moída

400 g de lentilha cozida, lavada e escorrida

½ xícara (125 g) de extrato de tomate sem adição de sal

1 colher (sopa) de ervas frescas picadas, como salsa, orégano ou alecrim, ou 1 colher (chá) de ervas secas pimenta-do-reino moída na hora


margouillatphotos/iStock

Modo de preparo:

1 . Em uma panela grande, aqueça o azeite ou o óleo e refogue a cebola em fogo baixo por 5 minutos, até ficar translúcida. Adicione o alho e, mexendo, cozinhe por 2 minutos. Acrescente os cubinhos de abobrinha e de berinjela. Mexendo de vez em quando, cozinhe por 15 minutos até todos os legumes ficarem macios e caramelizados.

2 . Nesse meio-tempo, cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra-as e amasse-as junto com o leite.

3 . Preaqueça o forno a 200ºC.

4 . Junte a carne moída aos legumes e, sem deixar de mexer, cozinhe até dourar. Complemente com as lentilhas, o extrato de tomate e as ervas frescas. Tempere com a pimenta-do-reino moída na hora e mexa, combinando bem os ingredientes.

5 . Espalhe a mistura de carne e lentilha em uma assadeira, cobrindo-a com o purê de batata. Asse por 15 minutos até a parte de cima dourar.


Reader's Digest

Refogado de carne e vegetais

Um refogado à moda oriental é uma boa maneira de combinar carne e vegetais em um único prato. O truque é ter todos os ingredientes preparados e prontos para serem usados antes de começar a cozinhar.

Ingredientes:

300 g de filé de alcatra magra

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado bem fininho

1 ½ colher (sopa) de óleo de canola

400 g de brócolis

1 pimentão vermelho cortado em tiras finas

1 cebola roxa cortada em gomos finos

1 ½ colher (sopa) de kecap manis (molho de soja doce)

1 ½ colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de amêndoa torrada em lascas


cagkansayin/iStock

Modo de preparo:

1 . Corte a carne, no sentido das fibras, em tiras fininhas. Em seguida, coloque-as em uma tigela com alho, gengibre e metade do óleo. Misture bem e reserve.

2 . Corte os brócolis em floretes pequenos e os talos em fatias finas.

3 . Aqueça uma wok ou frigideira grande em fogo alto. Refogue (em pouco óleo) um terço da carne por 2 minutos, até dourar bastante. Transfira-a para um prato e mantenha-a aquecida. Refogue (também em pouco óleo) o restante da carne em duas porções, reaquecendo a wok a cada vez.

4 .  Aqueça o óleo restante na wok. Adicione os vegetais e refogue-os em fogo médio-alto por 4-5 minutos, até ficarem macios. Leve a carne de volta à wok, acrescente o kecap manis e o suco d elimão. Mexa até misturar bem os ingredientes e todos aquecerem por completo.

5 . Salpique a carne e os vegetais com as amêndoas e sirva logo com o arroz integral cozido no vapor.

Dica de substituição: Você pode usar amendoins (sem sal) assados no lugar das amêndoas em lascas.