Na correria do dia a dia acabamos nos esquecendo de planejar as nossas refeições e acabamos não nos alimentando direito. Mas se você quer ter um cardápio mais variado e saudável e o seu problema é falta de tempo ou esquecimento, nós separamos algumas receitas para o almoço que certamente irão te ajudar. Confira no slideshow abaixo 5 receitas incrivelmente deliciosas e fáceis de preparar:

  • Reader's Digest

    Escondidinho de carne e lentilha

    O escondidinho é um prato clássico que “alimenta a alma” e uma ótima maneira de incluir legumes extras à dieta. Você pode colocá-los em um processador de alimentos, transformando-os em purê. E, assim, ocultá-los, caso sirva este prato a crianças que não gostam de legumes.

    Ingredientes:

    2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de canola

    1 cebola pequena picadinha

    2 dente de alho amassados

    1 abobrinha corta em cubinhos

    1 berinjela cortada em cubinhos

    3 batatas (500 g) picadas

    ½ xícara (125 ml) de leite semidesnatado

    500 g de carne magra moída

    400 g de lentilha cozida, lavada e escorrida

    ½ xícara (125 g) de extrato de tomate sem adição de sal

    1 colher (sopa) de ervas frescas picadas, como salsa, orégano ou alecrim, ou 1 colher (chá) de ervas secas pimenta-do-reino moída na hora

  • margouillatphotos/iStock

    Modo de preparo:

    1 . Em uma panela grande, aqueça o azeite ou o óleo e refogue a cebola em fogo baixo por 5 minutos, até ficar translúcida. Adicione o alho e, mexendo, cozinhe por 2 minutos. Acrescente os cubinhos de abobrinha e de berinjela. Mexendo de vez em quando, cozinhe por 15 minutos até todos os legumes ficarem macios e caramelizados.

    2 . Nesse meio-tempo, cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra-as e amasse-as junto com o leite.

    3 . Preaqueça o forno a 200ºC.

    4 . Junte a carne moída aos legumes e, sem deixar de mexer, cozinhe até dourar. Complemente com as lentilhas, o extrato de tomate e as ervas frescas. Tempere com a pimenta-do-reino moída na hora e mexa, combinando bem os ingredientes.

    5 . Espalhe a mistura de carne e lentilha em uma assadeira, cobrindo-a com o purê de batata. Asse por 15 minutos até a parte de cima dourar.

  • Reader's Digest

    Refogado de carne e vegetais

    Um refogado à moda oriental é uma boa maneira de combinar carne e vegetais em um único prato. O truque é ter todos os ingredientes preparados e prontos para serem usados antes de começar a cozinhar.

    Ingredientes:

    300 g de filé de alcatra magra

    2 dentes de alho amassados

    1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado bem fininho

    1 ½ colher (sopa) de óleo de canola

    400 g de brócolis

    1 pimentão vermelho cortado em tiras finas

    1 cebola roxa cortada em gomos finos

    1 ½ colher (sopa) de kecap manis (molho de soja doce)

    1 ½ colher (sopa) de suco de limão

    2 colheres (sopa) de amêndoa torrada em lascas

  • cagkansayin/iStock

    Modo de preparo:

    1 . Corte a carne, no sentido das fibras, em tiras fininhas. Em seguida, coloque-as em uma tigela com alho, gengibre e metade do óleo. Misture bem e reserve.

    2 . Corte os brócolis em floretes pequenos e os talos em fatias finas.

    3 . Aqueça uma wok ou frigideira grande em fogo alto. Refogue (em pouco óleo) um terço da carne por 2 minutos, até dourar bastante. Transfira-a para um prato e mantenha-a aquecida. Refogue (também em pouco óleo) o restante da carne em duas porções, reaquecendo a wok a cada vez.

    4 .  Aqueça o óleo restante na wok. Adicione os vegetais e refogue-os em fogo médio-alto por 4-5 minutos, até ficarem macios. Leve a carne de volta à wok, acrescente o kecap manis e o suco d elimão. Mexa até misturar bem os ingredientes e todos aquecerem por completo.

    5 . Salpique a carne e os vegetais com as amêndoas e sirva logo com o arroz integral cozido no vapor.

    Dica de substituição: Você pode usar amendoins (sem sal) assados no lugar das amêndoas em lascas.

  • Reader's Digest

    Macarrão com salmão e aspargos

    Este prato é uma mistura colorida e nutritiva. É igualmente bom quando servido como prato principal quente ou como salada fria.

    Ingredientes:

    350 g de fusilli (macarrão parafuso) integral

    6 talos de aspargos frescos, aparados e cortados em pedaços pequenos no sentido do comprimento

    280 g de favas sem casca

    400 g de filé de salmão sem pele e sem espinhas

    3 colheres (chá) de raspas da casca de limão-siciliano

    1 colher (sopa de suco de limão-siciliano

    1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

    1/3 de xícara (10 g) de salsa fresca picada

    pimenta-do-reino moída na hora

  • Gilnature/iStock

    Modo de preparo:

    1 . Em uma panela grande com água fervente, cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem, até ficar al dente. Adicione os aspargos e as favas nos últimos 2 minutos de cozimento. Depois, escorra o macarrão e os vegetais, levando de volta à panela.

    2 . Enquanto isso, encha metade de uma frigideira funda com água, levando ao fogo baixo. Coloque o salmão e cozinhe lentamente. Tampe e dê uma leve escaldada por 10 minutos, até o salmão cozinhar por completo. Usando uma escumadeira, transfira para um prato, deixando-o esfriar um pouco. Então, com um garfo, desmanche em lascas grandes.

    3 . Junte as raspas, o suco de limão-siciliano e o azeite ao macarrão e aos vegetais. Misture bem. Acrescente o salmão e a salsa, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e, mais uma vez, misture bem os ingredientes.

    Observação: Se estiver utilizando favas frescas, você precisará de cerca de 500 g de favas com vagem (sem grão). Também pode recorrer às favas congeladas – basta descongelá-las antes.

    Para descascar as favas, faça uma pequena fenda em uma extremidade com a unha de um dos polegares e retire o grão de dentro da pele. É possível que favas pequenas não precisem ser descascadas.

  • Reader's Digest

    Sardinhas em estilo português com pimentão vermelho e cebola caramelizada

    As sardinhas frescas evocam o aroma de Portugal. Esta é a melhor maneira de desfrutá-las. Os filés abertos ao meio precisam de pouca preparação e são perfeitos também para grelhar.

    Ingredientes:

    2 colheres (sopa) de azeite de oliva, e mais um pouco para pincelar

    2 cebolas roxas em fatias finas

    1 pimentão vermelho em fatias bem finas

    2 dentes de alho amassados

    3 ramos de tomilho fresco

    12 sardinhas abertas ao meio, cerca de 60 g cada uma

    1 limão cortado ao meio

  • nito100/iStock

    Modo de preparo:

    1 . Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Junte as cebolas e cozinhe em fogo médio por 10 minutos, até ficarem macias e caramelizadas. Adicione o pimentão vermelho, o alho e os ramos de tomilho, cozinhando por 5 minutos, até que o pimentão amacie e a mistura esteja espessa e viscosa. Retire do fogo.

    2 . Enquanto isso, aqueça uma churrasqueira o panela para grelhar em fogo alto. Pincele levemente as sardinhas com o azeite, coloque na churrasqueira ou na grelha quente e asse por 4 a 5 minutos de cada lado, até ficarem cozidas e marcadas com as linhas da grelha. Pincele suavemente com azeite os lados cortados das metades do limão e grelhe, com os lados cortados para baixo, por cerca de 3 minutos, até aquecerem e ficarem chamuscados.

    3 . Disponha as sardinhas em uma travessa ou pratos individuais, cubra com o pimentão vermelho e com a mistura de cebola caramelizada. Sirva com as metades de limão grelhadas.

  • Reader's Digest

    Penne com molho de atum, tomate e grão-de-bico

    Esta receita usa alimentos de primeira necessidade para um prato rápido em dias de semana à noite. Tente não mexer muito o molho de macarrão enquanto estiver cozinhando – o atum deve permanecer em pedaços grandes, em vez de flocos pequenos.

    Ingredientes:

    1 colher (sopa) de azeite de oliva

    1 cebola roxa cortada em fatias finas

    1 dente de alho amassado

    1 pimenta vermelha, sem sementes e cortada em fatias finas

    1 colher (chá) de canela em pó

    8 azeitonas pretas gregas kalamata sem caroço e picadas

    1 lata (410 g) de tomates sme pele em cubos

    1 lata (400 g) de atum ao natural, escorrido

    1 pimentão vermelho cortado em fatias finas

    2 colheres (sopa) de alcaparras, lavadas e espremidas

    raspas da casca e suco de 1 limão

    400 g de penne integral

    2 colheres (sopa) de manjericão fresco

  • nerudol/iStock

    Modo de preparo:

    1 . Aqueça o azeite em uma frigideira grande e cozinhe a cebola em fogo médio por 10 minutos, até ficar tenra e dourada. Junte o alho, a pimenta, a canela e as azeitonas. Cozinhe por 2 minutos, até que a canela solte os eu perfume.

    2 . Acrescente o tomate, o grão-de-bico, o atum, o pimentão, as alcaparras, as raspas d elimão e 1 xícara (250 ml) de água. deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos, até reduzir e engrossar um pouco. Junte o suco de limão e mexa.

    3 . Enquanto o molho está sendo preparado, cozinhe a massa em uma panela grande com água fervente seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente.  Escorra, reservando uma xícara (250 ml) da água do cozimento.

    4 . Dilua o molho com a água do cozimento, então retorne para a fervura em fogo alto por 5 minutos.

    5 . Sirva a massa coberta pelo molho e decorada com folhas de manjericão.