Faça uma busca


|
Publicado em: 28 de outubro de 2019

6 receitas com peito de frango surpreendentes

Descubra como é possível fazer os mais variados pratos com esse ingrediente comum

Imagem: Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood/Seleções
Iana Faini
Por: Iana Faini

Muito presente nas cozinhas brasileiras, o peito de frango é uma excelente fonte de proteína e fornece muitas vitaminas do complexo B. Além disso, retirar a pele reduz consideravelmente o teor de gordura, pois a maior parte desta encontra-se logo abaixo da pele.

Existem muitas outras formas de preparo além do tradicional peito de frango grelhado do dia a dia. Confira algumas sugestões deliciosas a seguir:

Reader's Digest

1. Peito de frango assado com alho, lentilha e aspargo

Neste prato exuberante, um saboroso molho de alho cobre pedaços de frango assados na frigideira. A lentilha, rica em fibras e proteínas, temperada com raspas de laranja, complementa o frango tanto em relação ao sabor quanto à textura. Não tenha medo: cozinhar dentes de alho inteiros torna o sabor mais suave.

Ingredientes

  • 4 peitos de frango, desossados, sem pele
    (cerca de 150 g cada) sem gordura
  • 1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco picadas
  • 1 colher (chá) de raspas de laranja
  • 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 10 dentes de alho, cortados e machucados com a lateral de uma faca
  • 2 1/2 xícaras de caldo de galinha
  • 2/3 de xícara de lentilha marrom
  • 1 1/2 xícara de pedaços de aspargo aparados (2,5 cm)

Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos

Confira o modo de preparo a seguir!


SMarina/iStock

Modo de preparo

  1. Em uma tigela grande, tempere o frango com 1 colher (chá) do tomilho (5 ml), 1/2 colher (chá) das raspas de laranja (2 ml) e 1/4 de colher (chá) da pimenta (1 ml).
  2. Em uma frigideira funda, de 25 cm, aqueça o azeite em fogo médio até crepitar. Reduza para fogo médio-baixo. Adicione o frango e o alho e cozinhe por 3 minutos. Vire o frango e cozinhe por mais 2 minutos. Acrescente 1/2 xícara do caldo (125 ml). Reduza o fogo. Mantenha a frigideira tampada até o frango estar cozido por completo e o alho ficar macio, cerca de 10 minutos. Transfira o frango para um prato e cubra-o.
  3. Ponha o líquido do assado e o alho no liquidificador. Bata até obter a consistência de um purê. Despeje em uma panela pequena e mantenha aquecido.
  4. Na mesma panela, deixe as 2 xícaras restantes do caldo (500 ml) levantarem fervura. Adicione a lentilha e mexa. Com a panela tampada, cozinhe-a em fogo médio-baixo até ficar quase macia. Então, destampe a panela e deixe o caldo continuar a ferver em fogo médio para que o excesso de líquido evapore.
  5. Acrescente o aspargo, 1/2 colher (chá) restante das raspas de laranja (2 ml) e 1/4 de colher (chá) restante da pimenta (1 ml) à panela da lentilha. Arrume o frango por cima. Com a panela tampada, cozinhe até o aspargo ficar macio mas crocante e o frango aquecido, durante uns 3 minutos. Despeje o molho sobre o frango. Polvilhe as 2 colheres (chá) restantes do tomilho.

Reader's Digest

2. Frango tandoori

Peitos de frango assados no forno emergem picantes e molhadinhos depois de uma marinada de iogurte bem temperada à moda indiana.

Pesquisadores continuam estudando o impacto positivo dos compostos presentes nas melhores especiarias – como açafrão e gengibre – para a nossa saúde.

Ingredientes

  • 1 xícara de iogurte natural semidesnatado
  • 1/4 de xícara de cebolinha picada (apenas a parte branca)
  • 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado
  • 1 pimenta-malagueta, sem semente, limpa e picada (use luvas quando segurar)
  • 1 colher (sopa) de páprica
  • 1 colher (sopa) de curry em pó
  • 1/2 colher (chá) de açafrão em pó
  • 1 dente de alho, amassado
  • 4 peitos de frango, desossados, sem pele (150 g cada) e sem gordura
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha cortada em fatias finas (apenas a parte verde)

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos


monticelllo/iStock

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador ou processador de alimentos, bata o iogurte com a parte branca da cebolinha, o gengibre, a pimenta, a páprica, o curry, o açafrão e o alho até obter a consistência de um purê. Transfira-o para uma tigela média. Adicione o frango e mexa para misturar. Cubra a tigela e leve-a à geladeira por 30 minutos.
  2. Preaqueça o forno a 230ºC. Arrume o frango em uma assadeira e coloque metade da marinada por cima. Jogue fora o restante. Asse o frango até os sucos escorrerem claros ao espetar os pedaços de peito com uma faca, cerca de 7 minutos. Polvilhe com a parte verde da cebolinha.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados