Comidas em pequenas porções, para iniciar um almoço ou jantar, podem fazer toda a diferença. Entradas e aperitivos agradam a todos e podem ser de tipos variados, inclusive bebidas! Por isso, separamos algumas receitas incríveis. Além de muito saborosas, elas possuem preparo super fácil e rápido; aliás, algumas podem ser preparadas um dia antes!

Experimente essas delícias e se prepare para os elogios! Aproveite e conheça 4 sobremesas à base de caramelo para fechar com chave de ouro!

nectarina/iStock

Focaccia

Este pão italiano é preparado com uma massa mole enriquecida com azeite de oliva. A focaccia é o acompanhamento ideal para carnes, queijos e saladas italianos.

Ingredientes

  • 450 g de farinha de trigo branca para pão
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco instantâneo, cerca de 7 g
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
  • 300 ml de água morna
  • 1/2 colher de chá de sal grosso

IriGri8/iStock

Modo de preparo

1. Numa tigela grande, coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele 3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem e a água morna. Usando uma colher de pau no início e depois as mãos, misture, aos poucos, a farinha com o azeite e a água, para formar uma massa mole e ligeiramente pegajosa.

2. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Mantenha a massa em movimento, virando-a, socando-a e dobrando-a para evitar que grude. Salpique a superfície com um pouco mais de farinha, se necessário, mas tente não acrescentar muita farinha pois isso ressecaria a massa.

3. Modele a massa como uma bola e coloque-a num tabuleiro untado. Depois, abra-a com um rolo ou com as mãos, formando um círculo de cerca de 21 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. Cubra-a folgadamente com um pano
de prato limpo, prendendo as pontas embaixo do tabuleiro. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 45 minutos ou até ter dobrado de espessura.

4. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Descubra a massa. Ponha um pouco de água morna numa xícara, mergulhe os dedos nessa água e pressione a massa já crescida, a fim de formar marcas profundas na superfície; molhe os dedos todas as vezes que tocar a massa, a fim de conferir umidade à superfície do pão. Pincele-a com a colher de sopa de azeite de oliva extravirgem restante e salpique sal grosso.

5. Asse a focaccia por cerca de 15 minutos ou até que fique dourada. Transfira-a para uma grade metálica e deixe esfriar por 15 minutos. Depois, enrole-a num pano de prato limpo para amaciar a crosta. Sirva-a morna ou espere esfriar completamente. Conserva-se num saco de plástico por até 2 dias.


Vitalina Rybakova/iStock

Azeitonas marinadas

Repletas de gorduras benéficas, essas saborosas azeitonas são o aperitivo ideal para melhorar os níveis de glicose no sangue.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de azeite de oliva
  • 2 dentes de alho
  • 4 tiras de casca de laranja (5 cm x 1 cm)
  • 1 1/2 colher de chá de erva-doce
  • 2 xícaras de azeitonas kalamata lavadas
  • 2 colheres de sopa de suco de laranja

Marat Musabirov/iStock

Modo de preparo

1. Em uma frigideira de tamanho médio, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte o alho, as tiras de casca de laranja e a erva-doce. Cozinhe até liberar o aroma dos ingredientes (de 30 a 60 segundos). Adicione as azeitonas. Cozinhe, mexendo, até aquecê-las, mas sem esquentá-las demais (cerca de 1 minuto).

2. Retire a panela do fogo. Acrescente o suco de laranja. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora. Sirva em temperatura ambiente. Uma porção equivale a 2 colheres de sopa. Guarde as sobras na geladeira.