Faça uma busca
Sabor de Casa

Aprenda a cozinhar o macarrão perfeito!

Descubra como é fácil fazer o macarrão perfeito e surpreenda a sua família!

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
macarrão
rodrigobark/iStock
Publicado em: Última atualização:

Macarrão é quase unanimidade. Como não amar? Além de delicioso, também é muito fácil e rápido de fazer. Com o equipamento certo e um pouco de tempo, você prepara uma refeição completa. No entanto, para preparar um macarrão perfeito é indispensável que você tenha uma panela grande – no mínimo, 5 litros – para cozinhar 400 g a 500 g de massa. Um fundo sólido, que conduza bem o calor, acelera o aquecimento.

O tipo de panela é importante

Investir em uma panela que contenha um escorredor adaptado pode ser uma boa medida. Nela, a massa cozida pode ser retirada do fogo sem precisar de outro recipiente para escorrer. Entretanto, um escorredor separado, no qual se despeja o macarrão depois de cozido, também funciona bem. Ele deve ter muitos furos e apoio firme sobre a superfície.

macarrão
Imagem: Julio Ricco/iStock

Para mexer a massa durante o cozimento, um garfo de madeira ou uma colher de pau com cabo longo pode ser muito útil. Recomenda-se o uso de um pegador quando for se servir. Ele agarra bem as massas. Para massas longas, uma colher para macarrão é bem prática.

Confira também: 11 receitas com frango para incrementar o almoço e Espaguete com molho de tomate fresco e outras receitas com a massa

Veja na galeria a seguir dicas importantes para fazer um macarrão perfeito.