Faça uma busca


|
Publicado em: 2 de agosto de 2020

Aprenda a cozinhar o macarrão perfeito!

Descubra como é fácil fazer o macarrão perfeito e surpreenda a sua família!

Imagem: rodrigobark/iStock

Macarrão é quase unanimidade. Como não amar? Além de delicioso, também é muito fácil e rápido de fazer. Com o equipamento certo e um pouco de tempo, você prepara uma refeição completa. No entanto, para preparar um macarrão perfeito é indispensável que você tenha uma panela grande – no mínimo, 5 litros – para cozinhar 400 g a 500 g de massa. Um fundo sólido, que conduza bem o calor, acelera o aquecimento.

O tipo de panela é importante

Investir em uma panela que contenha um escorredor adaptado pode ser uma boa medida. Nela, a massa cozida pode ser retirada do fogo sem precisar de outro recipiente para escorrer. Entretanto, um escorredor separado, no qual se despeja o macarrão depois de cozido, também funciona bem. Ele deve ter muitos furos e apoio firme sobre a superfície.

macarrão
Imagem: Julio Ricco/iStock

Para mexer a massa durante o cozimento, um garfo de madeira ou uma colher de pau com cabo longo pode ser muito útil. Recomenda-se o uso de um pegador quando for se servir. Ele agarra bem as massas. Para massas longas, uma colher para macarrão é bem prática.

Confira também: 5 receitas diferentes de macarrão com frango para o seu almoço e Espaguete com molho de tomate fresco e outras receitas com a massa

Veja na galeria a seguir dicas importantes para fazer um macarrão perfeito.

kazoka30/iStock

O que é importante na hora de cozinhar?

A água deve preencher apenas três quartos da panela para que não transborde na hora de cozinhar. Calcule em torno de 1 litro de água para cada 100 g de massa. Acrescente o sal apenas quando a água já estiver fervendo, senão leva mais tempo para levantar fervura. Cerca de 1 colher (chá) de sal por litro de água é o suficiente. Assim que ferver, coloque o macarrão todo de uma vez na panela. Mexa de vez em quando para que o macarrão não grude no fundo. Não é recomendável adicionar óleo à água do cozimento: ele não evita que o macarrão grude, apenas o deixa pesado.


Ridofranz/iStock

O tempo de cozimento correto

O macarrão não deve ficar mole demais, mas também não muito duro. Os italianos chamam o ponto ideal do macarrão cozido de “al dente”, o que significa que mantém uma leve rigidez ao ser mordido.

Ao cozinhar a massa, o tempo de cozimento indicado na embalagem começa a ser contado somente quando a água já voltou a ferver, depois de acrescentado o macarrão. Prove um pedaço da massa, para ver se está no ponto certo ou se apresenta a consistência que você prefere. Muitas vezes o tempo de cozimento indicado na embalagem não é suficiente.


tornado98/iStock

Após o cozimento

Quando o macarrão estiver no ponto, escorra-o imediatamente no escorredor e sacuda a vasilha para eliminar o excesso de líquido. Então, disponha a massa em uma travessa, já que ele esfria rapidamente. O enxágue com água fria só é recomendado se for preciso baixar a temperatura do macarrão, como é o caso do preparo de saladas de macarrão.

Dica: sempre reserve um pouco da água do cozimento para diluir o molho.


nd3000/iStock

O que fazer quando…

…o macarrão já está pronto, mas o molho ainda não.

Neste caso, deixe o macarrão na panela tampada, com um pouco da água do cozimento, para mantê-lo aquecido.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados