Aprenda a preparar bolinhos crocantes de arroz

Este delicioso bolinho de arroz serve como entrada, acompanhado por uma salada de folhas. Também vai muito bem em espetinhos, servidos como petisco.

Douglas Ferreira | 13 de Abril de 2020 às 09:00

Reprodução: Delícias em 30 minutos -

Este delicioso bolinho de arroz serve como entrada, acompanhado por uma salada de folhas. Também vai muito bem em espetinhos, servidos como petisco.

Bolinho crocante de arroz

Preparo: 30 min

Ingredientes:

200 ml de leite de coco

sal

150 g de arroz basmati

1 cebola pequena

1 dente de alho

1 colher (sopa) de óleo, mais quantidade suficiente para fritar

1 ovo

1 gema

pimenta-do-reino moída na hora

1/2 colher (chá) de casca de limão ralada

40 g de farinha de rosca

molho de pimenta

Modo de preparo

1 . Em uma panela, coloque o leite de coco com 175 ml de água e uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Junte o arroz, mexendo sempre, espere ferver novamente e depois cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por 12 a 15 minutos, absorvendo o líquido. Retire do fogo e deixe esfriar.

2 . Enquanto isso, descasque a cebola e o alho e pique bem. Aqueça o óleo em uma frigideira pequena e refogue a cebola e o alho, até ficarem dourados. Retire do fogo.

3 . Junte o arroz com o ovo e a gema, a cebola e o alho, misturando bem. Tempere com sal, pimenta e casca de limão. Com as mãos umedecidas, faça 12 bolas dessa massa e passe-as na farinha de rosca.

4 . Em uma frigideira grande, de borda alta, aqueça o óleo para fritar. Frite os bolinhos de arroz por aproximadamente 5 minutos, até ficarem dourados (se necessário, frite em várias porções). Deixe escorrer um pouco sobre papel-toalha. Sirva com o molho de pimenta à parte.

Variação: Bolinhos de arroz e parmesão

Refogue cebola e alho no óleo (passo 2). Junte também 125 g de arroz para risoto de preparo rápido ou arroz arborio comum previamente preparado e refogue por 1 a 2 minutos, até ficar dourado. Adicione 250 ml de caldo de legumes quente e 1 colher (chá) de ervas italianas secas e mexa bem. Cozinhe o risoto em panela aberta por 12 a 15 minutos, deixe esfriar depois. Acrescente um ovo, 1 colher (sopa) de amido e 30 g de queijo parmesão ralado e misture. Tempere com sal e pimenta. Faça 12 bolinhas com essa massa, passe-as na farinha de rosca e frite por aproximadamente 5 minutos, até dourar (passo 4). Deixe escorrer um pouco sobre papel-toalha. Para acompanhar, misture 150 g de iogurte com 2 colheres (chá) de pesto de manjericão.

Dica de substituição!

Em vez de passar os bolinhos na farinha de rosca antes de fritar, você também pode usar amêndoa ou amendoim bem picados.