Que tal um almoço delicioso pronto em menos de 30 minutos? Confira abaixo receitas como arroz com camarão, arroz frito mexicano (para quem gosta de sabores apimentados), panelada de painço com peixe e abóbora e outras!

Christiane Krüger

Arroz frito mexicano

Preparo: 30 minutos.

Rende 4 porções.

Ingredientes:

200 g de arroz-agulha de cozimento rápido;
sal;
1 talo de alho-poró;
250 g de feijão-vermelho (em conserva, drenado);
140 g de milho (em conserva, drenado);
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
250 g de carne moída;
pimenta-do-reino moída na hora;
1 colher (chá) de páprica doce em pó;
3 colheres (sopa) de molho picante;
6 colheres (sopa) de caldo de carne;
folhas de coentro para decorar.


sallyjshintaffer/iStock

Modo de preparo:

  1. Leve o arroz para ferver com 400 ml de água com sal e deixe cozinhando em panela tampada por aproximadamente 10 minutos, escorra e deixe esfriar. Enquanto isso, limpe e lave o alho-poró e corte em rodelas de aproximadamente 0,5 cm de largura. Coloque o feijão-vermelho e o milho em uma peneira, enxágue e deixe escorrer.
  2. Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Frite a carne moída em fogo médio, por 5 a 6 minutos, até ficar em grumos soltos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e páprica em pó. Retire da frigideira.
  3. Aqueça o restante do azeite (1 colher [sopa]) na frigideira. Adicione o alho-poró e o arroz e frite por aproximadamente 5 minutos, mexendo constantemente, até o arroz ficar dourado.
  4. Acrescente o feijão, o milho e a carne moída e frite tudo por uns 3 minutos. Misture o molho e o caldo, mexendo bem.
  5. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe por mais 2 a 3 minutos. Decore com folhas de coentro e sirva.

Karisssa/iStock

Dicas:

  • O arroz de grão longo pode ser substituído por trigo para quibe, espelta ou trigo.
  • Acompanhamento: sirva com creme azedo (pingue gotas de limão no creme de leite fresco) ou queijo cheddar ralado grosso.

Y.Gurevich/iStock

Variação: feijão e arroz à moda sérvia

  1. Cozinhe o arroz e deixe esfriar (passo 1). Frite 200 g de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas finas, em 1 colher (sopa) de óleo.
  2. Retire da frigideira. Refogue o arroz, 2 pimentas vermelhas frescas bem picadas e 8 cebolinhas cortadas em rodelas finas, por cerca de 5 minutos, na gordura que sobrou na frigideira.
  3. Acrescente 250 g de feijão-vermelho cozido escorrido, 140 g de milho em conserva escorrido e a linguiça. Misture 3 colheres (sopa) de ajvar (pasta de pimentão, berinjela e pimenta) e 6 colheres (sopa) de caldo de legumes, mexendo bem.
  4. Tempere o prato com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Salpique salsa e sirva.