Rica em fibras e proteínas, a lentilha é um dos alimentos fundamentais de uma dieta vegetariana. E o arroz com lentilha, de origem árabe, é um dos pratos preferidos daqueles que não abrem mão do grão na alimentação. Temperado com cebola, alho e cominho, o arroz com lentilha é um prato rico em sabor e também em nutrição.

Diferente de outras leguminosas, as lentilhas não precisam ficar de molho antes de serem cozidas. Dessa forma, não demandam muito tempo de preparo.

Além disso, por serem descascadas e partidas ao meio, tanto as lentilhas verdes quanto as amarelas e as vermelhas cozinham rapidamente. Por isso, não é preciso que você utilize, necessariamente, a panela de pressão. Em uma panela normal, cerca de 20 minutos bastam.

Quais são os benefícios da lentilha?

O arroz com lentilha, assim como as outras combinações com o grão, é excelente no combate ao colesterol e na redução do açúcar do sangue. Principalmente se você optar pelo arroz integral!

Por isso, engana-se quem pensa que apenas veganos e vegetarianos devem introduzi-las em sua alimentação. De fato, as lentilhas proporcionam altas doses proteicas, que são importantes para quem não consome carnes ou ovos. Porém, por se tratar de um superalimento, seu consumo é recomendado a todos.

Pensando nisso, selecionamos algumas receitas fáceis e deliciosas, perfeitas para um lanche rápido ou um almoço caprichado.

Neste post, além da receita de arroz com lentilha, você também vai aprender a preparar:

  • Lasanha de feijão-manteiga e lentilha;
  • Dal com couve-flor e cenoura;
  • Risoto de lentilha;
  • Gratinado de lentilha e aveia;
  • Hambúrguer de lentilha.

Confira a receita de arroz com lentilha:

Ingredientes

1 xícara de arroz

1/2 xícara de lentilha

3 cebolas (duas picadas e uma em rodelas)

1 dente de alho picado

2 colheres (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de azeite

3 xícaras de água

Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

1. Lave as lentilhas em água corrente. Em seguida, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que estejam macias. Escorra a água e reserve as lentilhas.

2. Com uma peneira, lave o arroz. Em um panela, refogue na manteiga a cebola e o alho. Adicione o sal e o caminho. Em seguida, acrescente o arroz e misture, por cerca de 2 minutos. Depois, adicione a água, já fervida, e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

3. Disponha o arroz acrescido das lentilhas em um refratário, e então misture. Por fim, frite as rodelas de cebola e acrescente por cima, regando com azeite.

Bom apetite!

Confira outras receitas com lentilha:

jirkaejc/iStock

Ingredientes

2 colheres de sopa de óleo de girassol

1 cebola, picada

1 dente de alho grande, bem picado

30 g de gengibre fresco, ralado

200 g de lentilha amarela

550 ml de caldo de legumes

100 g de cenouras, cortadas em pequenos palitos

170 g de couve-flor, cortada em pequenas flores

3 colheres de sopa de coentro fresco picado

1 colher de sopa de suco de limão

sal e pimenta-do-reino


Deagreez/iStock

Modo de preparo

1. Aqueça o óleo numa panela em fogo moderado, acrescente a cebola e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos ou até começarem a amolecer. Junte o gengibre e cozinhe por mais 3 minutos.

2. Adicione as lentilhas e mexa de forma a envolvê-las na mistura de cebola. Acrescente o caldo, tampe a panela e espere levantar fervura. Reduza a chama e cozinhe em fogo brando por cerca de 15 minutos.

3. Junte a cenoura e a couve-flor. Tampe novamente a panela e cozinhe em fogo brando por 12 a 15 minutos ou até as lentilhas estarem macias e os legumes cozidos.

4. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte o coentro e o suco de limão. Sirva imediatamente.


Reader's Digest/iStock

Gratinado de lentilha e aveia

Mistura-se a lentilha vermelha com cogumelos e aipo para formar a base deste nutritivo gratinado. A cobertura de queijo e aveia fica ligeiramente dourada e crocante durante os poucos minutos no forno. Sirva com uma salada de tomates e hortaliças verdes, como brócolis e abobrinha.


SMarina/iStock

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

1 cebola, picada

2 talos de aipo, picados

200 g de cogumelos, cortados em fatias

250 g de lentilha vermelha partida

600 ml de caldo de legumes

100 g de aveia em flocos

100 g de queijo cheddar, ralado

1 pitada de pimenta-vermelha em pó

sal e pimenta-do-reino