Arroz temperado: aprenda a fazer esta delícia

O arroz temperado é uma receita simples e saborosa perfeita para aqueles dias que você não quer passar muito tempo na cozinha.

Thayane Maria | 13 de Setembro de 2021 às 09:00

nata_vkusidey/iStock -

O arroz é, possivelmente, o alimento mais consumido pelos brasileiros. E, quando é servido com feijão, transforma-se no prato mais popular do país e referência da culinária brasileira mundo afora. Apesar da sua praticidade, o arroz pode inspirar inúmeras receitas mais incrementadas e criativas – por exemplo, o arroz de forno temperado.

Por ser rápido de cozinhar, o arroz está presente quase todos os dias nas refeições de muitos brasileiros. Por isso, é interessante descobrir novas formas de inovar o seu preparo. Acredite: é possível preparar um arroz temperado de forma simples, mas mantendo o encanto do arroz comum.

Leia também: Receita de pão de queijo na panela elétrica de arroz

Como preparar arroz temperado delicioso

Para começar, abuse dos legumes e verduras! Cenoura, pimentões verdes e vermelhos, cebola, abobrinha, repolho, sal, pimenta-do-reino, páprica doce, orégano, milho, ervilha e azeitonas são geralmente usados para deixar o arroz bem saboroso. Além disso, frutos do mar também são muito bem-vindos!

É comum pratos de arroz de forno temperados com bastante camarão. Essa é uma opção simples e extremamente saborosa para inovar no dia a dia. O camarão dá um toque de sofisticação para a receita de arroz simples, mantendo a rapidez e a praticidade no modo de preparo. Eis a receita.

Arroz de forno temperado com camarão e legumes

Ingredientes

Modo de preparo

Passo 1: Para preparar, primeiramente, aqueça, em uma panela em fogo médio, o azeite, e frite a cebola e o camarão por alguns minutos.

Passo 2: Em seguida, adicione o tomate e todos os legumes e verduras da sua preferência. Após refogar a mistura, acrescente o camarão e a cebola, deixando-os cozinhar por cerca de 3 minutos. Após esse período, acrescente o arroz com sal e misture novamente.

Passo 3: Por fim, transfira os ingredientes para um prato grande e fundo. Adicione o queijo mozarela e leve ao forno médio por cerca de 10 minutos, até gratinar bastante e o queijo derreter.

Voilà! Agora é só se deliciar. Além de ser rápido, este prato inova de forma saborosa a rotina de alimentação de qualquer pessoa.

Mas, não se esqueça: também é possível fazer esta receita com macarrão, frango ou carne, e inclusive de forma vegana. Por isso, abuse da criatividade para temperar o arroz do jeitinho que você e a sua família mais ama!

Experimente também esta receita com o passo a passo para preparar um arroz com brócolis delicioso para o almoço!