Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de novembro de 2020

Biscoito de polvilho caseiro: aprenda a fazer essa delícia para acompanhar o seu café

Este biscoito sequinho e crocante é a pedida perfeita para aquele lanche da tarde.

Biscoito de polvilho caseiro: aprenda a fazer essa delícia para acompanhar o seu café Imagem: Alexandre Machado/iStock

Sequinhos e crocantes, os biscoitos de polvilho são amados em todo o Brasil. Por serem leves e fáceis de preparar eles são o acompanhamento perfeito para aquele café quentinho no meio da tarde. E o melhor é que com poucos ingredientes você pode preparar uma boa quantidade dessa delícia!

Leia também: 5 segredos de como fazer um café delicioso e não errar mais

Confira abaixo como fazer um biscoito de polvilho assado crocante e que derrete na boca!

Biscoito de polvilho assado

Ingredientes:

  • 500 g de polvilho azedo
  • 200 ml de água quente (quase fervendo)
  • 200 ml de leite em temperatura ambiente
  • 200 ml de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1 ovo

Modo de preparo:

Passo 1: Em uma bacia grande coloque todo o polvilho azedo. Em seguida, coloque metade da água e misture bem até que todo o polvilho fique um pouco úmido. (Nessa etapa recomendamos o uso de uma colher e luvas para evitar queimar as mãos com a água quente.)

Passo 2: Coloque metade do leite e metade do óleo e misture com as mãos. Enquanto agrega todos os ingredientes, vá desmanchando os gruminhos que se formaram.

Passo 3: Acrescente o sal, o ovo e o que sobrou da água, do leite e do óleo. Com o auxílio de uma colher ou espátula misture bem até obter uma massa consistente semelhante à massa de um bolo. Preaqueça o forno a uma temperatura de 180°C por 10 minutos.

Passo 4: Com o auxílio de um saco de confeiteiro modele os biscoitos formando palitos (ou argolas) em uma forma (não é necessário untar a forma). Leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos.

Biscoito doce de polvilho

Se você quiser fazer um biscoito doce de polvilho basta substituir o sal da receita por 3 colheres (sopa) de açúcar refinado peneirado. O restante do processo será o mesmo do biscoito de polvilho caseiro acima.

Dicas do chef!

Para que todos os biscoitos assem por igual é importante que tenham o mesmo formato e tamanho.

Espere os biscoitos esfriarem antes de armazená-los em um pote com tampa. É muito importante que eles não estejam quentes ao serem guardados pois a umidade criada pelo vapor pode deixá-los murchos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados