Aprenda a preparar o tradicional Bolo de Reis

Aprenda a preparar um Bolo de Reis aromático e delicioso para comemorar essa data comemorativa que faz alusão aos três magos.

Thaís Garcez | 6 de Janeiro de 2021 às 09:00

iStock -

Também conhecido como bolo de Natal, o Bolo de Reis é uma sobremesa festiva que faz parte da tradição cristã do Dia de Reis, data que faz referência ao encontro dos três reis magos com o menino Jesus. 

A receita varia de acordo com o país, mas no Brasil o bolo leva cobertura e frutas cristalizadas. Além disso, deve ser preparado em uma forma redonda com um furo no meio, para que ao desenformar lembre uma coroa.

Em alguns lugares do mundo, são colocados pequeninos reis magos ou moedas na massa. Diz a tradição que quem encontrar terá sorte e fartura o ano todo.

Vamos à receita!

Receita do Bolo de Reis

Ingredientes

Modo de preparo

Passo 1. Preaqueça o forno a 180° C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma com furo no meio de 22 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe bem para espalhar e depois retire o excesso.

Passo 2. Numa tábua, pique fino as amêndoas. Coloque as uvas-passas numa tigela, regue com o conhaque e deixe de molho.

Passo 3. Em seguida, peneire a farinha de trigo numa tigela. Junte o fermento, a canela e as amêndoas picadas misturando bem. Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Depois, acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo.

Passo 4. Em outra tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar. Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar.

Passo 5. Em um recipiente, passe as uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as uvas-passas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula.

Passo 6. Em seguida, transfira a massa para a forma untada e leve ao forno, deixe assar por cerca de 35 minutos. Assim que estiver assado, retire do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos.

Passo 7. Por fim, desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado – o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado. Espere o bolo esfriar para decorar com o glacê e as frutas cristalizadas.