Cassoulet: veja como fazer esse prato delicioso

O cassoulet é um prato campestre do sudoeste da França. Veja agora como fazer essa receita e surpreenda a sua família!

Douglas Ferreira | 19 de Julho de 2021 às 12:00

margouillatphotos/iStock -

A combinação quente de feijão-branco, cubos de carne de porco, linguiças curadas de alho e legumes diversos torna este clássico prato campestre do sudoeste da França uma verdadeira unanimidade. Ficou curioso para experimentar esta delícia? Veja agora como fazer cassoulet e surpreenda a sua família!

Receita de Cassoulet

Ingredientes:

Cobertura de farelo de pão (opcional)

Modo de preparo:

Passo 1: Escorra o feijão que ficou de molho e lave-o em água fria corrente. Coloque-o numa panela, cubra-o com bastante água fresca e espere levantar fervura. Mantenha em fogo alto por 10 minutos, depois tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar em fogo brando por 50 a 60 minutos ou até os grãos estarem macios. Escorra e reserve.

Passo 2: Aqueça o óleo numa caçarola grande à prova de chamas, acrescente a carne de porco e cozinhe em fogo moderadamente alto por 5 a 6 minutos ou até dourar. Remova com uma escumadeira e reserve. Adicione a linguiça à caçarola e doure-a ligeiramente. Remova-a com a escumadeira e reserve com a carne de porco.

Passo 3: Acrescente a cebola, o aipo, a cenoura e o nabo à caçarola e cozinhe por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até os legumes amolecerem e dourarem.

Passo 4: Devolva à panela a carne de porco e a linguiça. Junte o feijão, o tomate com o líquido de conserva, o vinho, o caldo, o purê de tomate, as folhas de louro e o tomilho. Espere ferver, reduza a chama, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por meia hora ou até que a carne e os legumes estejam bem macios.

Passo 5: Na hora de servir, prepare a cobertura de farelos de pão. Aqueça o azeite numa frigideira, acrescente os farelos de pão e a salsa e frite em fogo moderado, mexendo sempre, por 3 a 4 minutos ou até os farelos estarem levemente dourados e bem secos.

Passo 6: Prove o cassoulet e tempere com sal e pimenta-do-reino. Salpique por cima a mistura de farelo de pão e sirva imediatamente.

Dicas do chef!