Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 1 de novembro de 2021

Como fazer manteiga clarificada no micro-ondas e na panela

Douglas Ferreira
Última atualização: 1 de novembro de 2021
Por: Douglas Ferreira

A manteiga clarificada é uma manteiga mais pura, ideal para preparar frituras e refogados.

Como fazer manteiga clarificada no micro-ondas e na panela Imagem: cacio murilo de vasconcelos/iStock

A manteiga clarificada é a manteiga derretida da qual o sal, a água, os sólidos do leite e outras impurezas foram removidos, deixando a gordura da manteiga pura. Esse tipo de manteiga dura mais do que a manteiga normal e não queima quando aquecida. É por isso que ela é a mais indicada para preparar refogados e frituras.

Leia também: Entenda o que são os diferentes tipos de gordura

Embora pouca gente saiba, a manteiga pode ser clarificada tanto no fogão quanto no micro-ondas. Abaixo nós iremos ensinar cada um dos preparos, mas antes de prosseguir, atenção: para fazer 100 g de manteiga clarificada, você precisará começar com 175 g de manteiga comum. Isso acontece pois ao longo do processo de clarificação algumas impurezas serão retiradas.

Como fazer manteiga clarificada no micro-ondas

Passo 1: Corte a manteiga em cubos e coloque-a em um jarro adequado para micro-ondas com capacidade para 500 ml. Leve ao micro-ondas por 1-2 minutos ou até a manteiga derreter e espumar. Em seguida, usando uma colher de metal, retire e descarte a espuma da superfície da manteiga derretida.

Passo 2: Despeje com cuidado o líquido amarelo claro e reserve. Deixe qualquer resíduo leitoso na jarra para ser descartado.

Como fazer manteiga clarificada no fogão

Passo 1: Aqueça suavemente a manteiga em uma panela pequena e de fundo grosso em fogo baixo até que a manteiga derreta e comece a espumar.

Passo 2: Retire do fogo e deixe descansar por alguns minutos, até que o sedimento assente no fundo da panela.

Passo 3: Forre uma peneira com uma musselina fina e despeje a manteiga em uma tigela limpa. Descarte qualquer resíduo leitoso que tenha sobrado na panela.

Esse tipo de manteiga pode ser guardada por até 2 meses na geladeira ou até 3 meses no freezer.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados