Como fazer sorvete caseiro de amora para a sobremesa

Descubra como fazer um sorvete caseiro delicioso e saudável de amora e outras frutas!

Redação | 9 de Maio de 2019 às 10:00

Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções -

As amoras são raramente encontradas em sorvetes industrializados, o que nos faz ter mais uma razão para aproveitá-las em sobremesas geladas feitas em casa. Este sorvete caseiro cremoso à base de baunilha fica mais leve com o uso de iogurte natural de consistência firme e ganha sabor e cor especiais com a adição de laranja e creme de amora.

Confira a seguir a receita que serve 4 pessoas. O tempo de preparo é 35 minutos, mais o tempo para esfriar e gelar.

Ingredientes

Creme de amora:

Modo de preparo

1.

Aqueça o leite com as raspas de laranja numa panela de fundo grosso até começar a ferver. Enquanto isso, coloque o ovo, as gemas, o açúcar, o amido de milho e a essência de baunilha numa tigela e misture tudo até ficar bem cremoso e com uma tonalidade clara.

2.

Acrescente o leite quente à mistura de ovos e mexa bem. Leve a mistura de volta à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Não deixe o creme ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.

3.

Quando o creme estiver frio, acrescente o iogurte e misture bem. Coloque a mistura numa máquina de fazer sorvete e proceda de acordo com as instruções do fabricante até a mistura ficar grossa e cremosa.

4.

Se você não tiver uma máquina de fazer sorvete, despeje a mistura
num recipiente próprio para ser levado ao freezer e congele por 2 horas ou até começar a ficar mais sólido nas bordas. Transfira para uma tigela e bata bem com um batedor manual ou elétrico para eliminar os cristais de gelo. Ponha de volta no recipiente e congele por mais 1 1⁄2 hora.

5.

Enquanto isso, faça o creme de amora. Coloque as amoras numa panela com o açúcar e 1 colher de sopa de água. Aqueça até as amoras até ficarem macias e soltarem seu suco. Deixe levantar fervura e mantenha borbulhando por 1 a 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Pressione as amoras contra uma peneira de nylon para fazer um purê homogêneo.

6.

Se tiver usado a máquina de fazer sorvete, transfira o sorvete de iogurte para um recipiente plástico. Em seguida acrescente e misture devagar o creme de amora, a fim de conferir um efeito marmorizado. Se tiver usado um recipiente plástico e colocado no freezer para congelar, despeje o iogurte numa tigela e bata até ficar mais mole. Misture o creme de amora e leve de volta ao recipiente. Congele por mais 3 horas ou por uma noite, até ficar bem firme. (O sorvete caseiro pode permanecer fechado no freezer por até 3 meses.)

7.

Cerca de 45 minutos antes de servir, retire o sorvete de iogurte do freezer para que fique mais mole. Sirva-o em taças e enfeite com amoras.

Dicas e sugestões