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Publicado em: 16 de março de 2020

8 dicas infalíveis para fazer um arroz soltinho e gostoso

Ele costuma ser o acompanhamento, mas, quando bem-feito, o arroz pode se transformar na estrela da mesa!

Imagem: ribeirorocha/iStock

Hummm, quem consegue resistir a um arroz soltinho e saboroso? O grão é o acompanhamento perfeito para muitos pratos e é praticamente essencial no prato do brasileiro. Se cozinhado corretamente, pode ser um grande diferencial para a refeição.

E não é só no arroz com feijão, não! O arroz é a base de várias outras receitas.

Se você sempre quis saber como fazer um arroz soltinho e macio, confira as 8 dicas para prepará-lo com perfeição segundo o melhor da sabedoria popular:

  • nikkytok/iStock

    Dica 1

    Durante o cozimento não se deve mexer o arroz com colher. Basta balançar a panela levemente de vez em quando para que os grãos se separem,  mantend0-se inteiros.


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    Dica 2

    O grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Por isso, como acompanhamento para 4 pessoas calculam-se 2 xícaras de arroz em uma panela com 4 xícaras de água.


  • Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers

    Dica 3

    Dê um sabor especial ao seu arroz preparando-o com um pouco de caldo de carne, suco de tomate ou uma mistura de água e vinho.


  • monticelllo/iStock

    Dica 4

    Adicionando manteiga, temperos e incrementos como queijo e bacon, é possível reaproveitar o arroz e servi-lo como arroz frito ou de forno. As sobras também podem ser usadas em sopas.


  • HandmadePictures/iStock

    Dica 5

    Para que a panela não transborde durante o cozimento do arroz, acrescente um pequeno pedaço de manteiga à água.


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    Dica 6

    Se os grãos de arroz ainda estiverem muito aguados após o cozimento, leve-os por até 10 minutos ao forno espalhados em uma assadeira para secar.


  • Valeriy_G/iStock

    Dica 7

    Os grãos absorvem outros aromas presentes no ambiente com muita facilidade, então procure sempre estocar o arroz cru em embalagens vedadas, em um local ventilado e longe de alimentos de cheiro intenso, como temperos.


  • Karisssa/iStock

    Dica 8

    Por fim, a última dica  também é uma dica de saúde. Que tal dar uma chance ao arroz integral? O arroz integral apresenta menor índice glicêmico, contém mais nutrientes e traz mais benefícios para a saúde do que o branco – e também pode ser usado em pratos deliciosos, como a paella integral.

    No entanto, seu modo de preparo tem algumas particularidades. Em primeiro lugar, é aconselhável deixar o grão de molho durante 6 a 8 horas antes do preparo. E lembre-se: o integral não deve ser refogado. Refogue somente o tempero, depois adicione a água (na proporção de 3 medidas de água para 1 de arroz) e, por fim, o arroz.


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