Hummm, quem consegue resistir a um arroz soltinho e saboroso? O grão é o acompanhamento perfeito para muitos pratos e é praticamente essencial no prato do brasileiro. Se cozinhado corretamente, pode ser um grande diferencial para a refeição.

E não é só no arroz com feijão, não! O arroz é a base de várias outras receitas.

Se você sempre quis saber como fazer um arroz soltinho e macio, confira as 8 dicas para prepará-lo com perfeição segundo o melhor da sabedoria popular:

nikkytok/iStock

Dica 1

Durante o cozimento não se deve mexer o arroz com colher. Basta balançar a panela levemente de vez em quando para que os grãos se separem,  mantend0-se inteiros.


Karisssa/iStock

Dica 2

O grão de arroz triplica o seu tamanho depois de cozido. Por isso, como acompanhamento para 4 pessoas calculam-se 2 xícaras de arroz em uma panela com 4 xícaras de água.


Martin Brigdale, Gus Filgate, William Lingwood e Sean Myers

Dica 3

Dê um sabor especial ao seu arroz preparando-o com um pouco de caldo de carne, suco de tomate ou uma mistura de água e vinho.


monticelllo/iStock

Dica 4

Adicionando manteiga, temperos e incrementos como queijo e bacon, é possível reaproveitar o arroz e servi-lo como arroz frito ou de forno. As sobras também podem ser usadas em sopas.