Faça uma busca


|
Publicado em: 24 de maio de 2020

Dia Nacional do Café: 21 tipos diferentes da bebida para preparar em casa

Que tal aprender novas formas de preparar o seu café hoje?

Imagem: Nathan Dumlao/Unsplash

Quando se fala em café, você provavelmente sente logo o cheirinho delicioso da bebida, não é? Apreciado por pessoas do mundo todo, aqui no Brasil não é diferente. Por isso, todos os anos, no dia 25 de maio, nós comemoramos o Dia Nacional do Café.

Essa data marca o início da colheita dos grãos em diversas partes do país, mas também serve como um lembrete (ou convite) para que as pessoas conheçam diferentes tipos de café. E, quem sabe, elejam o seu preferido.

Por aqui, é muito comum consumir café pela manhã. Há diversas formas de deixar o café da manhã mais especial, e, somando com alguns dos tipos de café logo abaixo, o resultado só pode ser um começo de dia maravilhoso.

Quer aprender outras formas de preparar o seu café hoje? Então confira abaixo alguns dos mais comuns.

Além disso, não deixe de conferir também uma receita deliciosa de brigadeiro de café!

Dia Nacional do Café – 21 tipos de café para você preparar em casa:

YakubovAlim/iStock

1. Expresso

O café expresso é preparado com os mesmos grãos de café tradicional. A única diferença é o modo de preparo: através de água quente sob pressão, o que demanda uma máquina específica de preparo. Prepare o café expresso com 7 ou 9 g de pó de café com água quente a 90ºC.


pamela_d_mcadams/iStock

2. Americano

O café americano é um tipo de café mais fraco que leva uma quantidade de água misturada ao café. É basicamente um expresso, só que com mais água.

Use a mesma quantidade de pó de café moído dos grãos utilizada para fazer o expresso, de 7 a 9 g. Com 20 g de pó, é possível fazer um americano duplo. Ferva água em um bule e despeje a quantidade que você deseja em uma xícara.

Em seguida, despeje o café expresso na xícara. Depois, é só servir. Cuidado: despejar o café expresso na xícara antes da água fervente pode alterar a cremosidade da bebida.


YelenaYemchuk/iStock

3. Latte Macchiato

“Latte macchiato”, em italiano, significa “leite manchado”. Já dá para saber do que se trata, não é?

O latte macchiato é basicamente um café expresso com uma camada de espuma de leite. Se você não tiver uma máquina específica para criar a espuma do leite, é possível utilizar chantilly já pronto, mas você também pode adicionar 1/4 de leite integral a um recipiente de vidro com tampa e agite bem até formar a espuma. Leve ao micro-ondas em seguida por 30 segundos. Adicione, então, o leite à xícara de café expresso para criar o latte macchiato.


YelenaYemchuk/iStock

4. Doble (ou expresso duplo)

O nome já diz tudo, não é? Se você gosta do expresso, adicione outra xícara para criar o expresso duplo, ou doble, que geralmente chega a 250 ml de café.

 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados