Conheça a origem dos pratos da ceia de Natal e confira as receitas

A Ceia de Natal reúne em cada receita uma história. Descubra como os pratos que estarão em sua ceia tornaram-se símbolos do Natal!

Douglas Ferreira | 7 de Dezembro de 2021 às 17:00

Choreograph/iStock -

Falta muito pouco para a tão aguardada ceia natalina. A mesa da ceia de Natal do brasileiro costuma ser bem diversificada. Mas quem inventou que os pratos tradicionais desta época do ano? Por que comemos peru e tender e não pizza e feijoada? De onde vêm os pratos da nossa ceia de Natal? Descubra a seguir e confira algumas receitas.

Qual a origem dos pratos da Ceia de Natal?

Cada família celebra o Natal da sua forma, mas há alguns pratos que estão presentes na mesa de muitas famílias. Mas a história por trás da origem desses pratos pode surpreender você. Veja abaixo a origem de algumas receitas de Natal.

1. Panetone

Uma das histórias sobre a origem do panetone é a de que o primeiro surgiu em uma padaria de Milão, em meados de 1400 d.C. De acordo com essa versão, um jovem padeiro, apaixonado pela filha de seu patrão, elaborou uma versão rudimentar do pão doce para impressioná-la.

A iniciativa deu certo e a receita fez sucesso entre os clientes do lugar, que pediam pelo “Pani de Toni” (pão do Toni, em italiano). Com o tempo, a palavra evoluiu para “panattón” (vocábulo milanês) e depois para “panetone” (italiano).

Após passar por diversas transformações ao longo dos séculos, o ”pão do Toni” ganhou o seu aspecto atual no século 18, com o formato circular e a disposição das frutas cristalizadas. Há também variações feitas com chocolate, sorvete, e também panetones salgados.

2. Peru

Um dos pratos mais famosos da Ceia de Natal, o peru tem sua origem relacionada aos povos que habitavam a América do Norte pouco antes da chegada dos europeus. A ave já era domesticada e criada pelos astecas e pelos índios norte-americanos, sendo tratada com um verdadeiro prêmio quando uma tribo dominava outro território.

Feito em banquetes, o peru era servido acompanhado por cebolas, alho-poró e um molho a base de pimenta. A ave foi levada para o velho continente, e em pouco tempo substituiu o cisne, o ganso e o pavão como ave oficial da ceia natalina.

3. Lentilha

A lentilha é uma comida tradicional de fim de ano devido a uma superstição dos imigrantes italianos, que acreditavam que comer lentilha nessa época traria sorte.  O ditado que diziam era “Lentilha no ano novo, dinheiro o ano todo”.

4. Fios de ovos

Segundo vários autores, os fios de ovos nasceram no Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, no Porto. No Brasil, ficaram tão famosos que é difícil não ver um tender enfeitado com fios de ovos nas mesas natalinas.

O doce já teve alguns outros nomes, como “ovos em fio”, “ovos de fio”, “ovos reais” e “ovos de aletria”. Ao que se sabe, os fios de ovos surgiram como elemento de enfeite ou guarnição de pratos salgados a partir do século XVII. Na época, havia uma moda ou apreço por composições agridoces.

5. Rabanada

A história do delicioso doce de Natal começou em outro continente: a rabanada é uma tradição europeia. Surgiu como uma forma de aproveitar os restos de pão duro, para não serem jogados fora.

Segundo alguns livros, os portugueses trouxeram a tradição para o Brasil, então colônia. No entanto, é possível provar a iguaria em diversos países, como nos Estados Unidos (French Toast), na Inglaterra (Eggy Bread), e na França (Pain Perdu).

Outro nome dado à rabanada é de “Fatia da Parida”. Acreditava-se que o doce auxiliava na produção de leite materno.

6. Frutas secas

A variedade de frutas secas no Natal tem uma ligação muito forte e particular com o solstício do inverno europeu. Entre as classes sociais mais elevadas, as frutas secas tornavam-se mais especiais por serem cobertas de ouro.

Para os romanos, cada tipo de fruta seca tinha um significado especial. No caso das frutas secas, representavam a ausência de fome, pobreza e proteção contra os excessos da bebida.

7. Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau tem sua origem atrelada aos portugueses. Considerado uma das heranças da culinária mediterrânea, o petisco já era consumido em larga escala há pelo menos 200 anos.

Feito com batata e lascas do peixe, que é fartamente encontrado nos mares da região, o bolinho teve sua primeira versão oficial documentada em 1904, no livro Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo.

Receitas de Natal para a sua Ceia

Agora que você já sabe a origem dos pratos natalinos, que tal aprender a preparar essas deliciosas receitas de Natal? Confira abaixo algumas receitas e tenha um feliz Natal!


Receita de panetone caseiro

Ingredientes

Recheio

O recheio pode ser trocado pela mesma quantidade de gotas de chocolate. Inclua essência de baunilha e canela a gosto se desejar.

Modo de preparo

  1. Misture o fermento com uma xícara de farinha de trigo. Coloque numa tigela grande, cubra e deixe crescer por 2 horas.
  2. Em seguida, acrescente mais uma de xícara e deixe crescer por mais 2 horas.
  3. Acrescente os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal, as raspas e o restante da farinha de trigo, misturando bem. Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse até que a massa se solte das mãos.
  4. Divida a massa em duas partes e abra um retângulo.
  5. Misture as frutas cristalizadas com as passas, passe ligeiramente na farinha de trigo e distribua metade sobre uma das partes de massa. Enrole virando as bordas para o centro. Depois, dobre ao meio, deixando as pontas para baixo.
  6. Coloque a massa numa fôrma própria para panetone untada com manteiga (você pode encontrar on-line ou em lojas especializadas). Repita o mesmo processo com a massa e o recheio restante. Deixe crescer por mais duas horas ou até dobrar de volume.
  7. Faça um corte em "X" na massa. Pincele com gemas batidas e leve ao forno baixo (150° C), preaquecido, por uma hora. Depois de 45 minutos, cubra com papel alumínio e termine de assar.

Receita de peito de peru assado com ervas

O segredo para uma carne de peru molhadinha e macia não é adicionar gordura, mas virar o peito de peru enquanto assa. Essa técnica permite que a carne se regue por conta própria. O peito de peru é uma excelente fonte de proteína e com um teor relativamente baixo de gorduras totais.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque uma prateleira do forno na posição mais baixa. Em seguida, preaqueça o forno a 200ºC.
    Pique 2 dos dentes de alho e coloque-os em uma tigela pequena. Adicione a salsa, o alecrim, a pimenta e as raspas de limão. Mexa até misturar bem os ingredientes.
  2. Lave o peito de peru com água fria. Escorra-o e seque-o com folhas de papel-toalha. Com cuidado, separe a pele do peru dos dois lados do osso do peito de modo a formar “bolsos”. Esfregue a mistura de ervas sob a pele e por cima da carne.
  3. Espalhe a cebola, o aipo e a cenoura no fundo de uma assadeira média. Acrescente o alho e a folha de louro e coloque por cima o peru, com a pele virada para baixo. Adicione o caldo e cubra folgadamente o peito de peru com papel-alumínio.
  4. Asse o peru por 1 hora, regando-o com os sucos da assadeira a cada 20 minutos. Depois, retire a assadeira do forno. Reduza a temperatura para 180ºC e remova o papel-alumínio. Vire a pele do peru para o lado de cima. Com a assadeira descoberta, asse o peru, regando-o a cada 20 minutos até o termômetro de carne registrar a temperatura de 80ºC, o que deve levar 1 1/2 hora. Então, transfira o peito de peru para uma tábua de corte.
  5. Coloque uma peneira sobre uma panela média e coe o caldo, jogando fora os legumes e a folha de louro. Ferva o caldo coado em fogo alto até reduzir pela metade. Sirva o caldo fervido como acompanhamento.

Receita de risoto de lentilha

A lentilha acrescenta sabor e textura a este risoto de cogumelos ao estilo italiano, tornando-o mais nutritivo. Sirva com legumes assados ou grelhados, como pimentões e abobrinhas, ou com uma salada mista.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Numa panela com água fervente, cozinhe as lentilhas por 20 minutos, depois escorra-as e reserve. Coloque o caldo na panela e espere ferver sobre fogo moderado. Baixe o fogo, e deixe ferver em fogo brando.
  2. Em uma panela grande, aqueça o azeite e acrescente a cebola, o alho e o aipo, refogando por 5 minutos ou até os temperos estarem macios, mexendo ocasionalmente. Adicione o pimentão vermelho, o coentro em pó e o cominho, e cozinhe por mais 1 minuto, mexendo.
  3. Acrescente os cogumelos, o arroz e as lentilhas cozidas, e misture tudo. Junte o vinho e acrescente uma concha do caldo quente. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo, borbulhando, até que a maior parte do líquido tenha sido absorvida, mexendo frequentemente.
  4. Adicione outra concha de caldo e cozinhe até que o líquido tenha sido absorvido, mexendo frequentemente. Repita essa adição gradual de caldo quente até o fim. O arroz deve estar cremoso e macio, mas ainda um pouco firme, e as lentilhas cozidas.
  5. Acrescente o coentro picado e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva quente, salpicando as lascas de queijo parmesão e um pouco mais de coentro picado.

Receita de fios de ovos caseiro

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Passe as gemas delicadamente por uma peneira para retirar a película e o gosto de ovo.
  2. Em uma panela coloque o açúcar e a água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, despeje as gemas, aos poucos, com movimentos circulares, por meio de um funil próprio para fios de ovos.
  3. Quando estiverem firmes, retire com cuidado os fios de ovos com uma escumadeira e coloque sobre uma peneira.

Receita de rabanadas integrais com maçãs salteadas

Esta versão de rabanadas com sabor de nozes servidas com maçãs cozidas em xarope de bordo, além de ser irresistível, tem altos níveis de tiamina, zinco e fibras.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Misture o leite, 2 colheres (sopa) (25 ml) do xarope, os ovos, a baunilha e 1 colher (chá) (5 ml) da canela em uma tigela média. Arrume o pão em uma assadeira e despeje a mistura de ovos por cima. Deixe descansar, virando pelo menos duas vezes, até que o ovo seja absorvido, aproximadamente 15 minutos.
  2. Coloque as maçãs, a água, as 2 colheres (sopa) (25 ml) restantes de xarope e 1/4 de colher (chá) (1 ml) da canela restante em uma panela grande. Cubra e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que as maçãs estejam macias, aproximadamente 15 minutos.
  3. Aqueça uma grelha não aderente sobre fogo médio. Abaixe o fogo, acrescente o pão e cozinhe até ficar dourado, 3 a 4 minutos. Vire com uma espátula grande e cozinhe até ficar dourado do outro lado, mais 3 a 4 minutos. Com uma colher, coloque as maçãs sobre as rabanadas e salpique as nozes.

Receita de frutas, nozes e sementes temperadas

Esta mistura crocante temperada de nozes e sementes de abóbora e girassol, cereja seca e uvas-passas brancas é ideal para o lanche ou como tira-gosto. As crianças adoram (embora não seja adequada para crianças pequenas, que podem se engasgar com as nozes). É possível variar a combinação de nozes e frutas, conforme seu gosto.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 130º C. Amasse ligeiramente as vagens de cardamomo num pilão ou com a lateral de uma faca grande e descarte a casca. Coloque as pequenas sementes num moedor de condimentos ou no pilão, junto com o pau de canela, os cravos, os grãos de pimenta e as sementes de cominho e de coentro, e moa até obter um pó fino.
  2. Misture os condimentos moídos com o gengibre, a clara e a aveia numa tigela grande. Adicione as amêndoas, as nozes-pecãs, as castanhas-do-pará, as sementes de abóbora e girassol, e misture bem para envolvê-las por completo na mistura de temperos.
  3. Coloque as nozes num tabuleiro grande e espalhe-as, formando uma camada única. Asse por 1 hora, mexendo ocasionalmente, até ficarem ligeiramente escurecidas e crocantes. Retire-as do forno e deixe esfriar no tabuleiro.
  4. Transfira as nozes e sementes para uma tigela. Junte as uvas-passas brancas e as cerejas, mexendo bem. A mistura está pronta para servir, porém se não for usada imediatamente, pode ser conservada num recipiente hermético por até 2 semanas.

Receita de bolinho de bacalhau ao pesto

Bolinhos de bacalhau são os preferidos de toda a família e uma ótima maneira de incentivar as crianças a comer peixe. Esses bolinhos são fáceis de preparar e podem ser feitos com antecedência e guardados na geladeira até a hora de assar.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Coloque as batatas numa panela, cubra com água fervente e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até ficarem macias.
  2. Enquanto isso, coloque o peixe numa frigideira funda antiaderente, despeje o leite e acrescente temperos a gosto. Espere até quase ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 a 6 minutos ou até o peixe se despedaçar com facilidade. Retire-o da panela, desfie a carne, descartando a pele e as espinhas, se houver. Reserve o leite.
  3. Escorra as batatas e amasse-as com um amassador próprio ou com o garfo. Adicione o peixe às batatas, com o alho-poró, as raspas de limão, o molho pesto e 2 colheres (sopa) do leite em que o peixe foi cozido, e misture até obter uma massa macia. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe esfriar.
  4. Modele a massa de peixe, formando 8 bolinhos achatados e espessos, e passe farinha de trigo dos dois lados. Coloque o ovo num prato e misture os farelos de pão integral e o queijo parmesão em outro. Passe os bolinhos de peixe no ovo e depois nos farelos. Leve à geladeira até a hora de assar.
  5. Preaqueça o forno a 190°C. Disponha os bolinhos de bacalhau num tabuleiro antiaderente. Arrume no tabuleiro os tomates cortados ao meio e salpique pimenta-do-reino. Asse por 20 minutos. Sirva os bolinhos e os tomates assados, decorados com salsa.

 

Natal Receitas sabor de casa Receitas de Natal