A carne de porco tem a injusta reputação de ser uma carne gorda, mas o porco moderno é mais magro, graças às modificações nas práticas de criação e nas técnicas de abate. A gordura ainda existente tem maior teor de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas do que de gorduras saturadas.

A costelinha é o corte mais gorduroso do porco. Limpar toda a gordura visível, ferver em água e depois assar até que fique crocante é uma forma eficaz de reduzir o teor de gordura.

Nesta receita, as costelinhas de porco são primeiro fervidas para amaciar a carne e tirar um pouco da gordura, e depois assadas numa deliciosa calda de laranja e mostarda. Ao comprar, escolha costelinhas bem carnudas. Ao servi-las, lembre-se de colocar à mesa tigelas com água e guardanapos.

E, se for servir vinho, saiba como harmonizá-lo com carne de porco.

Ingredientes:

12 costelinhas de porco bem carnudas (cerca de 900 g no total)

3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

2 colheres (chá) de óleo de girassol

1 tira grande de casca de laranja

150 ml de suco de laranja

1 colher (sopa) de purê de tomate

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de molho inglês

1 colher (sopa) de mostarda francesa

1 colher (chá) rasa de pimenta-malagueta em pó, ou a gosto

Modo de fazer:

1 Preaqueça o forno a 200ºC. Tire o máximo de gordura que puder das costelinhas e coloque-as numa panela. Cubra com água fria e acrescente 2 colheres (sopa) de vinagre. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo brando por 20 minutos, retirando a espuma que se acumula na superfície de vez em quando.

2 Enquanto isso, numa panela pequena, misture a colher de vinagre restante, o óleo de girassol, a casca e o suco de laranja, o purê de tomate, o açúcar mascavo, o molho inglês, a mostarda e a pimenta-malagueta em pó, e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando por 4 a 5 minutos ou até reduzir um pouco de volume.

3 Escorra as costelinhas e arrume-as, numa camada única, num tabuleiro. Jogue por cima o caldo de laranja e vire as costelinhas para que fiquem embebidas nele por igual. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos.

4 Retire o papel-alumínio e asse por mais 20 a 25 minutos, virando e molhando as costelinhas de vez em quando, até que estejam marrom-escuras e carameladas. Sirva quente.

Tempo de preparo: 30 minutos

Tempo de cozimento: 40-45 minutos

Dicas e sugestões para a sua costelinha de porco:

• Para costelinhas em estilo oriental, prepare o molho com 2 colheres (chá) de gengibre ralado, 3 colheres (sopa) de mel claro, 1 colher (sopa) de purê de tomate, 2 colheres (sopa) de molho de soja escuro, 2 colheres (sopa) de vinho de arroz ou xerez seco, 2 colheres (sopa) de molho hoisin, 2 colheres (chá) de vinagre de xerez e 1 colher (chá) de molho de pimenta-malagueta.

• Experimente o tempero cajun, do estado americano Louisiana, de influências francesa, africana e caribenha: misture 2 colheres (sopa) de páprica, 2 colheres (chá) de cominho em pó, 1 colher (chá) de tomilho em pó, 1/2 de colher (chá) de pimenta-do-reino, 1/4 colher (chá) de pimenta-vermelha e 2 dentes de alho bem picados. Ferva as costelinhas como na receita principal, escorra-as, deixe esfriar um pouco e passe no molho antes de assar.

Batata é um ótimo acompanhamento para estas costelinhas. Temos algumas sugestões que vão fazer bonito.