Faça uma busca


|
Publicado em: 15 de junho de 2020

Creme de limão: o azedinho a que ninguém resiste

O creme de limão tem 1.001 utilidades – todas irresistíveis. E é muito fácil de fazer!

Imagem: Sarsmis/iStock

O doce azedinho desse creme faz dele uma sobremesa deliciosa e também um curinga para aquelas horas em que você precisa de um lanche especial. É aquele toque maravilha na fatia de pão, no iogurte natural, como recheio de biscoitos ou de bolo e muito mais.

E você não precisa se limitar aos limões! Esta receita funciona com qualquer fruta cítrica, então experimente com limão-siciliano, laranja, tangerina ou toranja para variar um pouco. E, se você conseguir laranjas sanguíneas (aquelas vermelhas, comuns na Europa, mas pouco vistas por aqui), vai obter um lindo e delicioso creme cor-de-rosa.

O creme de limão pode ser preparado com antecedência

O creme de limão pode ser feito com até sete dias de antecedência. Nesse caso, cubra a superfície com filme plástico para que não se forme uma película na superfície e guarde na geladeira. Para congelar o creme, coloque-o em um saco plástico do tipo “zip lock” (aquele que tem um sistema de fechamento que veda) e guarde-o no freezer por até dois meses. Descongele na geladeira durante a noite e use no prazo de uma semana.

Importante: sempre use suco de limão fresco para fazer o creme de limão, não o suco industrializado. O resultado é muito mais saboroso.

Agora, vamos ao que interessa: a receita!

Taste of Home/TMBI

Creme de limão caseiro

Ingredientes:

3 ovos grandes

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de suco de limão (cerca de 2 limões)

1/4 xícara de manteiga, cortada em cubos

1 colher (sopa) de casca de limão ralado

>>> Confira o modo de preparo no próximo slide! 


Rawpixel/iStock

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena e pesada, em fogo médio, bata os ovos, o açúcar e o suco de limão até obter uma mistura homogênea.
  2. Adicione a manteiga e a casca de limão e cozinhe, sem parar de mexer, até que a mistura engrosse. O ponto certo é quando você mergulha na panela uma colher de metal e o creme não escorre totalmente da parte posterior da colher.
  3. Transfira para uma tigela pequena e deixe esfriar por 10 minutos. Depois leve à geladeira, coberto, até gelar.

 

Tempo de preparo: 20 minutos + tempo de refrigeração

Rendimento: 2 xícaras não muito cheias


Dicas do chef:

1. NÃO use panelas ou colheres de alumínio ou de cobre sem revestimento para preparar o creme. Esses metais podem reagir com o ácido do limão, alterando a cor do creme e deixando um sabor metálico.

2. Para saber quando o creme está pronto, cubra as costas de uma colher e passe o dedo por ela. Se o creme não cobrir imediatamente o caminho do dedo, está pronto. Lembre-se de que, quando esfriar, o creme vai engrossar um pouco mais.


RodicaCiorba/iStock

Como se deliciar com o creme de limão

O refrescante creme de limão é saboroso por si só, mas existem várias maneiras de apreciar esta delícia.

Use como recheio para tortinhas ou tarteletes com frutas, ou simplesmente polvilhado com açúcar de confeiteiro.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados