Receita de ketchup caseiro rápida e prática

Aprenda aqui a fazer ketchup caseiro, a versão saudável do tradicional molho. Mantenha o sabor com estas dicas fáceis e rápidas.

Rebecca Henze | 14 de Agosto de 2021 às 15:00

Grafner/iStock -

O ketchup é febre no Brasil! Principalmente no Sudeste do país, a utilização deste tempero realmente não tem fim. Em pizzas, cachorros-quentes, hambúrgueres, batata frita, carne, e até mesmo em lasanha, o substituto do molho de tomate é muito usado na culinária.

Leia também: Como fazer molho madeira caseiro de forma simples

Muitos consideram as versões industrializadas não saudáveis e preferem fazer ou comprar molhos e extratos de tomate. Por isso, viemos aqui ensinar você a fazer ketchup caseiro, muito nutritivo e saboroso de forma fácil!

Assim, você poderá aproveitar os nutrientes, vitaminas e minerais do tomate, consumindo este molho que é um sucesso, e surpreender sua família e amigos com este sabor único.

Como fazer ketchup caseiro

Ingredientes

Obs.: A pimenta deve ser colocada a gosto e é possível adicionar noz-moscada, caso você goste do sabor. Acrescente outros temperos também, como gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia e erva-doce, por exemplo; abuse da criatividade, mas mantenha esta receita como base.

Modo de preparo

Passo 1: Numa tigela, misture o extrato de tomate, vinagre, açúcar, sal e molho de pimenta. Caso tenha utilizado tomate, bata tudo no liquidificador.

Passo 2: Conserve na geladeira em potes fechados.

Dicas para conservar

Guarde o ketchup fora da geladeira até o primeiro uso. Após a primeira utilização, mantenha-o na geladeira por, no máximo, 1 mês. Se passar desse tempo, há risco de o ketchup estar com o gosto alterado ou não estar próprio para consumo. A dica para evitar ter de jogar fora é fazer em quantidades pequenas e guardar em garrafinhas de 200 ml.