Lasanha de frutos do mar: deliciosa e saudável

Aprenda a fazer estas deliciosa lasanha de frutos do mar riquíssima em vitaminas e outros nutrientes.

Redação | 30 de Março de 2019 às 13:00

Revista Seleções -

Com frutos do mar e legumes, esta lasanha é riquíssima em vitaminas. Além disso, peixes gordurosos, como o salmão, são ricos em ácidos graxos ômega-3, gordura poli-insaturada que ajuda a proteger contra doenças das artérias coronárias e acidente vascular cerebral (AVC).

Escolha os melhores legumes e, se não encontrar ervilha fresca e aspargos, substitua por brócolis. Sirva com pão e uma salada de folhas.

Confira a seguir a receita de lasanha de frutos do mar que serve 6 pessoas. O tempo de preparo é cerca de 1h30min:

Ingredientes

Modo de preparo

1.

Preaqueça o forno a 180ºC. Aqueça 2 colheres de sopa do azeite numa panela grande. Acrescente o funcho, a cebola e metade do alho. Refogue por cerca de 5 minutos ou até a cebola amolecer, adicione a salsa, a erva-doce, as ervas italianas e a pimenta-malagueta. Cozinhe por 1 a 2 minutos.

Acrescente a lula e o salmão, e cozinhe por cerca de 1 minuto, depois junte os camarões, os mariscos, os mexilhões e as vieiras. Cozinhe por um momento apenas — cerca de 30 segundos — depois use uma escumadeira para transferir os frutos do mar para uma tigela. Reserve-os.

2.

Adicione ao líquido que restou na panela o vinho, o caldo, as raspas de limão, o louro e a cenoura. Deixe ferver por 5 minutos ou até o líquido ter se reduzido a cerca de 100 ml. Junte os tomates e continue a cozinhar em fogo alto por 3 a 4 minutos ou até obter um molho bem temperado.

Junte o restante do alho e a abobrinha e tempere a gosto. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos, depois acrescente os aspargos e as ervilhas. Cozinhe, com a panela tampada, por 5 minutos.

3.

Unte levemente, com um pouco do azeite restante, uma travessa funda de 28 cm para lasanha. Ponha nela cerca de dois terços dos legumes, retirando-os do molho com uma escumadeira e descartando as folhas de louro.

Em seguida, ponha por cima uma camada de massa de lasanha, sobrepondo levemente as tiras. Adicione os frutos do mar e uma segunda camada de tiras de massa levemente sobrepostas. Despeje os legumes restantes e o molho e ponha por cima as tiras de lasanha restantes.

4.

Misture a ricota com os ovos e o queijo parmesão. Tempere com um pouco de noz-moscada, sal, pimenta-do-reino e pimenta-vermelha. Despeje essa mistura de forma homogênea por cima da lasanha e salpique o azeite de oliva que sobrou.

Leve ao forno por 30 minutos ou até a lasanha estar bem quente e a superfície começar a dourar. Sirva em seguida.

Dicas e sugestões

Quando os tomates frescos estiverem insípidos, acrescente ao molho 1 colher de sopa de purê de tomate e uma pitada de açúcar.

Para aumentar a quantidade de legumes, use 3 abobrinhas e acrescente 200 g de feijão-verde cozido.

Varie os legumes de acordo com a estação. Por exemplo, use 2 talos de aipo em vez do funcho; substitua os tomates frescos por 2 latas de tomates picados, cerca de 400 g cada.

Se não gostar de lula ou de qualquer outro peixe ou fruto do mar da lista de ingredientes, simplesmente exclua esse item e aumente a quantidade de outro.

Cada porção da lasanha de frutos do mar contém:

595 kcal, 38 g de proteínas, 22 g de gorduras (dos quais 8 g de gorduras saturadas), 60 g de carboidratos (dos quais 11 g de açúcares) e 6 g de fibras.

Além das vitaminas e minerais: A, B1, B2, B12, C, cálcio, cobre, E, folato, niacina, ferro, potássio e selênio.