Os pães caseiros, além de deliciosos, também trazem uma sensação de aconchego reconfortante. Confira as receitas deliciosas e fáceis de pão de batata, pãezinhos recheados e até mesmo pão de frigideira:

Christiane Krüger

Pão de batata

Para uma forma, 8 unidades.

Ingredientes:

  • 150 g de batatas farinhentas
  • 400 g de farinha de trigo e mais para trabalhar
  • 1 envelope de fermento químico em pó
  • 1⁄2 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • 300 ml de leitelho ou creme de leite fresco

E mais: papel-manteiga.


Lena_Zajchikova/iStock

Modo de preparo:

  1. Descasque as batatas, lave e rale no ralador fino. Preaqueça o forno a 220ºC. Cubra a forma com papel-manteiga.
  2. Em uma vasilha, misture a farinha com fermento, sal e pimenta; acrescente as batatas e misture também. Faça um buraco no meio dessa mistura e despeje nele o leitelho.
  3. Mexa tudo com uma colher de pau, formando uma massa mole; em seguida, amasse por alguns minutos, formando uma massa lisa. Caso esteja muito grudento, adicione mais farinha.
  4. Divida a massa em oito pedaços e modele pãezinhos; faça cortes em cruz no meio de cada um (assim os pãezinhos crescem quando assam, sem se romper).
  5. Coloque os pãezinhos na forma e leve ao forno quente para assar por 20 minutos ou até dourar. Deixe esfriar um pouco e sirva.

wmaster890/iStock

Dicas:

  • Mais aroma: acentue o tempero da massa com 1 colher (chá) de alecrim ou tomilho picadinho. Ou acrescente uma pimenta dedo-de-moça bem picada a gosto.
  • Para acompanhar estes pãezinhos levemente picantes, sirva uma manteiga temperada com alho, ervas ou pimenta. Se houver sobras, especialmente da manteiga de ervas, congele.

tashka2000/iStock

Variação: Pão de ricota

Para 8 unidades, misture 100 g de ricota com 4 colheres (sopa) de leite, 2 colheres (sopa) de óleo e 1 pitada de sal, mexendo até ficar cremoso. Acrescente 3 colheres (sopa) de nozes ou sementes picadas e mexa. Misture também 200 g de farinha com 1⁄2 envelope de fermento químico em pó e amasse junto com os outros ingredientes. Divida a massa em oito partes, faça pãezinhos com elas e corte-as na parte superior (passo 4). Pincele com leite e asse no forno a 200ºC por 15 a 20 minutos.