Quase sem gordura, este bolo levíssimo é feito apenas com claras de ovos, sem as gemas. Durante o cozimento, o pão de ló desenvolve uma deliciosa crosta dourada que esconde o interior macio e branco. Nesta receita, é servido com creme e frutas vermelhas, porém é igualmente saboroso com pêssegos, mangas ou damascos suculentos.

Esta receita rende para 10 pessoas! Além disso, cada porção fornece: 190 kcal, 6 g de proteínas, 2 g de gorduras (dos quais 1 g de gordura saturada), 39 g de carboidratos (dos quais 30 g de açúcares) e 2 g de fibras. Vamos ao preparo!

Ingredientes

  • 115 g de farinha de trigo
  • 85 g de açúcar de confeiteiro
  • 8 claras de ovos graúdos, em temperatura ambiente
  • 150 g de açúcar
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de creme tártaro
  • 1 colher de chá de extrato puro de baunilha

Acompanhamento

  • 225 g de morangos, cortados em quartos
  • 225 g de framboesas
  • 225 g de mirtilos ou cerejas
  • 300 g de uma mistura de iogurte natural de consistência firme e um pouco de creme de leite

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro num prato grande e reserve.
  2. Ponha as claras numa tigela grande e bata até espumarem. Em seguida, acrescente o açúcar, o sal, o creme tártaro e o extrato de baunilha, mas continue batendo até a mistura ficar no ponto de claras em neve.
  3. Peneire a mistura da farinha sobre as claras e revolva delicadamente com uma grande colher metálica. Faça isso até misturar tudo muito bem.
  4. Com uma colher, transfira a massa para uma forma redonda antiaderente com furo central de 25 cm; mas certifique-se de que não se formem bolsões de ar. Asse por 35 minutos ou até o bolo ter crescido bem, estar dourado e macio ao toque.
  5. Vire o pão de ló de cabeça para baixo, ainda na forma, sobre uma grade e deixe esfriar. Quando estiver frio, passe uma faca comprida entre o bolo e as laterais da forma para soltá-lo. Em seguida, desenforme-o sobre um prato de servir. (O pão de ló pode se conservar por 1 a 2 dias, se embrulhado em filme de PVC ou guardado num recipiente hermético.)
  6. Pouco antes de servir, misture os morangos, as framboesas e os mirtilos ou as cerejas. Coloque as frutas no centro do bolo. Sirva com o creme.

O iogurte é uma fonte considerável de cálcio, componente essencial dos ossos e dentes – o esqueleto adulto contém 1,2 kg de cálcio, 99% do qual estão nos ossos. O cálcio também desempenha um papel importante na coagulação sanguínea, na contração muscular e no sistema nervoso.

Dicas e sugestões

Para preparar um pão de ló levíssimo de limão, acrescente raspas de 2 limões às claras batidas com a farinha peneirada e o açúcar de confeiteiro. Enquanto o bolo estiver esfriando, descasque dois melões-cantalupos pequenos e retire as sementes. Em seguida, corte-os em pedaços pequenos e coloque-os numa tigela. Esprema o suco dos limões, salpique-o sobre o cantalupo e revolva para que o suco cubra todos os pedaços. Depois, sirva o bolo com os pedaços de fruta empilhados no vão central.

Para fazer um bolo levíssimo de chocolate, peneire 2 colheres de sopa de cacau em pó com a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro. Decore o bolo com a mistura de 1 colher de sopa de cacau em pó e 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirados juntos.

Já para um bolo de café delicioso, peneire 1 colher de sopa de café instantâneo em pó (em grãos não serve) com a farinha e o açúcar de confeiteiro. Por fim, decore com açúcar de confeiteiro.