Muitos consideram o pão um alimento de preparo difícil e demorado, porém nada poderia estar mais distante da verdade. Depois de descobrir a mágica de fazer pães em casa, você verá que a maioria dos industrializados não pode competir com os feitos por você. É possível usar todos os tipos de farinhas e fazer pães sem glúten e com glúten também. Além disso, grãos, óleos nutritivos, sementes e nozes estão liberados para garantir que cada mordida seja plena de nutrientes e de sabor.

Separamos receitas de pães de vários lugares do mundo; pães árabes, irlandeses e indianos. Você também poderá preparar pães integrais e o básico pão branco. Então, aproveite a nossa seleção e escolha a sua preferida para acompanhar um bom café!

MalyDesigner/iStock

Modo de preparo

1 – Numa tigela grande, peneire as três farinhas, incluindo os farelos que ficarem na peneira. Acrescente o fubá, o sal, o fermento e o açúcar.

2- Misture todas as sementes e reserve 1 colher de sopa para decorar. Junte o restante à mistura de farinhas.

3- Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje ali o óleo e a maior parte da água. Aos poucos, incorpore as farinhas à água até formar uma massa lisa. Transfira a massa para uma superfície de trabalho e sove-a por cerca de 10 minutos ou até estar lisa e elástica.

4- Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com um pano de prato úmido. Deixe fermentar num local aquecido por 1 ½ hora ou até ter dobrado de volume.

5- Devolva a massa crescida à superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e insira nela o punho fechado. Com firmeza, amasse-a por alguns minutos. Modele-a como uma bola e coloque-a num tabuleiro grande untado. Cubra com filme de PVC untado e deixe crescer por mais 20 a 30 minutos ou até ter aumentado bastante de volume e, quando pressionada, voltar à forma original.

6- Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 230ºC. Descubra a massa e, com uma faca afiada, faça cortes profundos para marcar 8 pedaços. Pincele com leite e salpique as sementes reservadas.

7- Asse por 15 minutos, depois reduza a temperatura do forno para 200ºC. Asse por mais 15 a 20 minutos ou até a broa estar dourada e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base. Deixe esfriar numa grade metálica. É melhor consumi-la no mesmo dia.


• Modele a massa como um “pão-bolha”. Enrole 8 bolinhas e, no tabuleiro, junte-as, num formato redondo, apenas encostando umas nas outras. Depois de assadas, elas podem ser separadas e servidas como pãezinhos.
• Em vez de fubá, use aveia em flocos e substitua as sementes por 3 colheres de sopa de aveia trilhada, 2 colheres de sopa de sementes de papoula e 2 colheres de sopa de gergelim.


arfo/iStock

Pão integral rápido

Com apenas um tempo de crescimento e sem necessidade de ser sovado, este pão não poderia ser mais fácil de se preparar. Ele tem como base a receita de pão nutritivo que qualquer pessoa pode preparar em casa rapidamente. Com textura densa e úmida, é um pão consistente que fica ótimo torrado.

Ingredientes

Para 1 pão grande (rende cerca de 14 fatias)

  • 450 g de farinha de trigo integral para pão.
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo ou mel claro
  • 450 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo branca para polvilhar

djedzura/iStock

Modo de preparo

1 – Unte levemente uma forma de pão com capacidade para 900 g ou forre-a com papel-manteiga. Reserve-a num local aquecido enquanto prepara a massa.

2 – Numa tigela grande,  peneire a farinha e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro. Misture o açúcar ou mel à água morna e despeje-a no buraco feito na farinha.

3 – Usando as mãos ou uma colher de pau, misture tudo e bata vigorosamente por cerca de 2 minutos ou até a massa desprender-se dos lados da tigela. Ela estará bem mole e pegajosa.

4 – Transfira a massa para a forma já preparada, cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 30 minutos ou até a massa ter crescido até quase a borda da forma.

5 – Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 200ºC. Descubra a massa e polvilhe uniformemente a superfície com um pouco de farinha. Asse por 30 a 40 minutos ou até o pão ter crescido bem e estar dourado. Ao tirá-lo da forma ele deve parecer leve e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base.

6 – Desenforme o pão e, se necessário, devolva-o ao forno por mais 5 minutos para endurecer as laterais e a base. Ponha-o numa grade metálica para esfriar. Conserva-se por até 5 dias.