Receita de joelho salgado assado de queijo e presunto

Aprenda esta receita e traga a tradição do joelho salgado carioca para dentro da sua casa! Aproveite para surpreender a criançada!

Rebecca Henze | 20 de Agosto de 2021 às 09:00

Flavia Novais/iStock -

Joelho, italiano, enroladinho… independentemente de como é chamado, este salgado é um sucesso em todo lugar. O famoso salgado de queijo e presunto vai bem em qualquer ocasião, e em quase qualquer grupo de amigos. A criançada adora e os adultos também! Aprenda aqui uma receita simples, que além de bem prática é deliciosa, e arrase nas festas e reuniões!

A origem do salgado exata é desconhecida, mas os boatos contam que o nome surgiu no Rio de Janeiro, na Praça Tiradentes, e foi resultado da arrumação das prateleiras, na vitrine de uma loja. Por ficar sempre abaixo da famosa coxinha de frango, o salgado foi apelidado de joelho e desde então nunca mais saiu do coração carioca. Confira como trazer essa tradição cheia de samba no pé para a sua casa!

Joelho salgado de queijo e presunto

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Passo 1: Primeiramente, misture o fermento com o açúcar em um recipiente e separe.

Passo 2: Em outro recipiente, coloque a farinha e o sal. Adicione a mistura pronta e, por último, o óleo e o leite. Depois de misturar tudo, deixe descansar por 15 minutos.

Passo 3: Em seguida, abra a massa em um retângulo. Coloque na vertical uma linha de recheio, posicionando fatias de queijo e outras de presunto em cima, formando uma coluna central de recheio no meio do retângulo. Depois disso, dobre as laterais por cima do recheio, corte o “cilindro” em formato retangular e pincele com gema.

Passo 4: Leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar.

Dicas do chef