Receita de molho bechamel e variações dele

Aprenda como preparar o verdadeiro molho bechamel e, depois, descubra como, de modo simples, você pode obter deliciosas variações dele.

Rayane Santos | 2 de Janeiro de 2022 às 10:00

mikafotostok/iStock -

O molho bechamel é um clássico molho branco, usado em diversos pratos, especialmente, em massas. Muitos ingredientes podem ser adicionados para temperá-lo, obtendo-se vários molhos diferentes. A receita original pode ser preparar em apenas 10 minutos. É rápido e fácil! A seguir, aprenda como preparar o verdadeiro molho bechamel e, depois, descubra como, de modo simples, você pode obter deliciosas variações dele.

Receita de molho bechamel

Ingredientes

Leia também: Molho ranch: aprenda a fazer esta maravilha

Modo de preparo

Passo 1: Despeje o leite numa panela de fundo grosso e acrescente a cebola, a folha de louro, os grãos de pimenta-do-reino e a noz-moscada. 

Passo 2: Em fogo moderado, espere ferver, depois retire a panela do fogo, tampe-a e reserve, deixando em infusão por 10 minutos. 

Passo 3: Coe o leite temperado e coloque-o numa jarra. 

Passo 4: Derreta a manteiga na panela do leite, depois de passar uma água. Misture a farinha de trigo e cozinhe em fogo brando, mexendo de vez em quando, por 1 minuto. Não deixe a farinha dourar. 

Passo 5: Retire a panela do fogo e, aos poucos, acrescente o leite, mexendo ou batendo constantemente. Leve novamente a panela ao fogo e deixe ferver, sempre mexendo ou batendo. 

Passo 6: Baixe o fogo e deixe o molho ferver por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar liso e espesso. 

Passo 7: Prove e acrescente sal e pimenta-do-reino. Está pronto seu molho bechamel!

Variações

Molho de queijo

Para um molho de queijo, adicione 55 g de queijo cheddar maturado, Gruyère ou parmesão e 1 colher de chá de mostarda de Dijon um pouco antes de servir. 

Molho de cebola

Para um molho de cebola, não acrescente a cebola na infusão do leite. Pique bem 2 cebolas e refogue-as na manteiga em fogo baixo por 10 minutos ou até ficarem macias, porém sem dourar; em seguida, junte a farinha de trigo. Bata o molho pronto no liquidificador ou no processador de alimentos, se desejar um molho liso. 

Molho de cogumelos

Para um molho de cogumelos, corte em fatias 300 g de champignons e refogue-os na manteiga por 5 minutos antes de juntar a farinha de trigo.

Molho bechamel rápido

Leia também: Como fazer molho madeira caseiro de forma simples

Fazer um molho bechamel em uma única etapa é rápido e pode ser uma boa maneira de preparar um molho com teor de gordura mais baixo, pois a manteiga pode ser usada em menor quantidade ou excluída. 

Despeje o leite numa panela de fundo grosso e, aos poucos, junte a farinha de trigo, que deve ser salpicada sobre o leite, batendo sempre. Corte a cebola em fatias e acrescente-as junto com os outros ingredientes, inclusive a manteiga, se desejar usá-la. 

Mexa vigorosamente o molho sobre fogo moderado até ferver e engrossar, depois baixe o fogo e deixe ferver por 2 minutos. Coe o molho ou use uma escumadeira para remover os ingredientes grandes e tempere a gosto. 

Molho bechamel grosso

Para um bechamel engrossado com fubá, exclua a manteiga e a farinha de trigo e misture 4 colheres de sopa de fubá a um pouco de leite até obter uma pasta homogênea. Prepare a infusão com o restante do leite, como mencionado anteriormente. Coe e leve de novo ao fogo até levantar fervura, depois despeje um pouco na pasta de fubá, mexendo. Junte essa pasta ao leite que ficou na panela. Deixe ferver, mexendo até o molho engrossar, baixe o fogo e cozinhe por 2 minutos.