Receita de pretzels macios de trigo e aveia

Os pretzels são muito populares em alguns países da Europa como Alemanha, Áustria e Suíça. Confira aqui como fazer essa delícia!

Rayane Santos | 24 de Setembro de 2021 às 10:30

bhofack2/iStock -

Que tal uma receita saída diretamente da telinha? Com certeza você já deve ter visto em algum filme ou série estrangeira personagens comendopretzels. Eles nada mais são do que um tipo de pão, cuja massa é torcida para ficar naquele formato diferenciado. O pretzel é muito popular em alguns países da Europa como Alemanha, Áustria e Suíça.

Leia também: Como fazer pão de leite Ninho caseiro

A boa notícia é que você não precisa viajar até esses lugares para matar a vontade de comer pretzel. Faça você mesmo em sua casa! A receita é simples e o resultado é maravilhoso. Confira a seguir como preparar pretzels macios de trigo e aveia.

Receita de pretzels macios de trigo e aveia

Ingredientes

Modo de preparo

Passo 1: Toste a aveia numa frigideira pequena em fogo baixo, mexendo com frequência até dourar, por uns 5 minutos. Passe para uma vasilha grande.

Passo 2: Acrescente a farinha de trigo, a farinha integral, o germe de trigo, o fermento, 3 colheres (chá) de açúcar e o sal de mesa. Misture a água. 

Passo 3: Passe para uma superfície enfarinhada e sove até ficar macio, uns 5 minutos. Ponha numa vasilha não untada, cubra e deixe crescer em lugar aquecido até dobrar de volume. Isso deve levar cerca 45 minutos.

Passo 4: Forre 2 tabuleiros grandes com papel­‑manteiga. Abra a massa e corte 12 porções iguais. Com as mãos limpas, role cada porção até formar um cilindro fino de 40 cm a 45 cm de comprimento e torça cada cilindro em formato de pretzel, como mostra a foto abaixo.

Faça esse movimento com a massa para formar os pretzels. (Imagem: Klimenko Oksana/iStock)

Passo 5: Ponha-os nos tabuleiros, cubra e deixe crescer até dobrar de volume, uns 20 minutos. Preaqueça o forno a 220ºC.

Passo 6: Coloque água para ferver numa frigideira grande, acrescente o bicarbonato de sódio e o restante do açúcar. Ponha os pretzels na água, 3 de cada vez. Deixe cozinhar 15 segundos, vire e deixe mais 15 segundos. Escorra e seque no papel­‑toalha.

Passo 7: Devolva os pretzels para os tabuleiros. Polvilhe com sal grosso e asse por uns 20 minutos até dourar e ficar crocante.

Passo 8: Deixe esfriar numa grade de arame. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Dica do chef!

Se preferir, em vez de polvilhar com sal grosso, você pode usar açúcar e canela. Assim, você terápretzels doces.