Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de outubro de 2020

Aprenda a fazer um sonho de padaria delicioso em casa

Receita simples, mas deliciosa, os sonhos de padaria podem ser recheados com creme ou doce de leite. Confira!

Imagem:

Poucos doces são tão deliciosamente encantadores quanto o sonho de padaria. De textura fofinha e sabor suave, ele podem servir de acompanhamento para um café no meio da tarde ou como uma sobremesa para adocicar aquele dia mais insosso.

E o melhor é que esses sonhos caseiros ficam iguais aos da padaria! E para isso, não são necessários muitos ingredientes diferentes. Ou até mesmo muitas habilidades gastronômicas!

A receita do sonho de padaria é muito simples e fácil. Quer ver só? Então arregace as mangas e ponha a mão na massa!

E se quiser, confira também essa receita deliciosa de bolinhos de chocolate que não vão ao forno.

Receita de sonho de padaria de creme

receita sonho de padaria de creme
Imagem: RHJ/iStock

Ingredientes:

Massa

  • 250 g de farinha
  • 8 g de fermento biológico seco
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de óleo ou manteiga
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/3 xícara (chá) de leite aquecido
  • 1 colher (chá) rasa de fermento em pó
  • 1 ovo grande

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/4 xícara (chá) de amido de milho
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite
  • 3 gemas peneiradas
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de leite

Para finalizar

  • Açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Passo 1. Em uma vasilha grande, misture a farinha e o fermento biológico. Em seguida, acrescente o açúcar, o sal, o óleo e o leite aquecido para ativar o fermento. Misture bem. Em seguida, adicione o fermento em pó e o ovo.

Passo 2. Usando as mãos, continue misturando bem a massa, até ficar homogênea.

Passo 3. Em uma bancada esfarinhada, abra a massa com as mãos, esticando-a para frente e para trás para sová-la. Repita esse procedimento por cerca de 10 minutos, até que a massa fique bem lisinha e elástica (o chamado "ponto de véu").

Passo 4. Volte a massa para a vasilha, cubra-a com um plástico e deixe crescer por 1 hora.

Passo 5. Depois que ela tiver dobrado de tamanho, abra a massa novamente na bancada com o auxílio de um rolo. Divida-a em dez pedaços, com o auxílio de uma faca, cortando como se fossem pedaços de pizza -- do centro para as extremidades.

Passo 6. Unte uma assadeira com óleo e farinha. Em seguida, faça pequenas bolinhas com cada um dos pedaços da massa, posicione-as na assadeira e deixe crescer novamente por mais 1 hora.

Passo 7. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido à 180ºC, até que os sonhos fiquem dourados (cerca de 20 minutos).

Passo 8. Retire os sonhos do forno e, em uma panela com óleo já aquecido, leve-os em uma escumadeira para fritar. Deixe-os por apenas alguns minutos, até que eles fiquem moreninhos. E não se esqueça de virá-los!

Passo 9. Tire os sonhos de padaria do óleo e leve-os novamente a uma vasilha com papel toalha para absorver o excesso de gordura.

Passo 10. Delicadamente, cubra os sonhos com o açúcar de confeiteiro.

Passo 11. Para preparar o recheio, separe em uma panela o leite condensado, o amido, o creme de leite, as gemas, o leite, a baunilha e o açúcar refinado. Misture bem e leve ao fogo baixo até engrossar.

Passo 12. Corte os sonhos de padaria ao meio. Adicione o creme a um bico de confeiteiro ou a uma sacolinha com a ponta fura e vá recheando os sonhos, em movimentos circulares. Feche-os novamente e pronto! Seus sonhos de padaria já estão prontos para serem devorados.

Dica: sonho de padaria de doce de leite

receita sonho de padaria de doce de leite
Imagem: rodrigobark/iStock

Para preparar um sonho de padaria de doce de leite, é só usar os mesmos ingredientes da massa e fazer o mesmo passo a passo que nós ensinamos aqui.

A diferença está no recheio.

Para essa versão, que é igualmente deliciosa, você irá precisar de 2 latas de doce de leite. Essa pode ser comprada pronta nos mercados ou pode ser feita cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por meia hora.

Leia mais: como fazer donuts deliciosos!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close