5 receitas com chocolate para sair do básico

Se você é aficionado por chocolate, provavelmente só uma barra não te basta. Por isso, selecionamos cinco receitas com chocolate para você preparar e

Julia Monsores | 29 de Janeiro de 2020 às 09:00

damedeeso/ Istock -

Se você é aficionado por chocolate, provavelmente só uma barra não te basta. Por isso, selecionamos cinco receitas com chocolate para você preparar e eleger a favorita! E aproveite e confira também essa receita imperdível de bolo de chocolate sem farinha! 5 receitas com chocolate para sair do básico

Mousse de chocolate ao rum

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Encha com um pouco de água a parte inferior de uma panela para banho-maria e deixe ferver em fogo alto. Enquanto isso, separe as claras das gemas dos ovos. Em uma tigela pequena, misture bem as gemas e o rum. Reserve. Corte a manteiga em pedaços pequenos. Reserve.
  2. Baixe a chama do banho-maria para fogo baixo. Na panela de cima, derreta o chocolate sobre água quente, sem ferver. Junte a manteiga e continue mexendo, até formar um creme homogêneo.
  3. Retire do fogo a panela de cima com o chocolate. Adicione, aos poucos, o creme de gemas com rum e misture bem, até incorporá-los. Refrigere um pouco o chocolate, enquanto prepara a etapa seguinte.
  4. Em uma tigela pequena, com um mixer elétrico, bata as claras em neve. Junte, aos poucos, o açúcar e continue batendo até o ponto de suspiro. Com uma espátula de borracha, incorpore com leve movimentos circulares as claras ao chocolate.
  5. Distribua a mousse em quatro taças de coquetel, ou de sobremesa. Enfeite cada porção com creme de leite batido com açúcar ou chantilly, se desejar. Leve ao freezer por no mínimo 25 minutos até a hora de servir.

Suflê de chocolate meio amargo

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 230ºC. Unte com manteiga o fundo e toda a lateral de quatro formas, ou pirex, para suflês individuais. Ponha-os em um tabuleiro. Encha com um pouco de água a parte inferior de uma panela para banho-maria e deixe ferver em fogo alto. Enquanto isso, pique o chocolate bem fino.
  2. Baixe a chama da panela de banho-maria inferior. Em fogo baixo, derreta na panela de cima do banho-maria os pedaços de chocolate. Acrescente 1/4 de xícara de açúcar e o licor. Misture bem.
  3. Retire da água a panela de cima do banho-maria. Adicione as gemas dos ovos ao chocolate e misture bem. Refrigere o creme de chocolate apenas enquanto prepara a próxima etapa.
  4. Em uma tigela grande, com uma batedeira elétrica, bata as claras em neve. Junte aos poucos 1/4 do açúcar restante e bata em ponto de suspiro. Incorpore, com leves movimentos circulares, o suspiro ao creme de chocolate. Misture bem. Adicione o creme de chocolate ao restante das claras.
  5. Distribua a mistura nas formas de suflê e asse por 12-15 minutos, até crescer e ficar espumante. (Não abra o forno durante o processo). Polvilhe o açúcar de confeiteiro nos suflês, antes de servi-los.

Parfaits de chocolate

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, derreta o chocolate com a manteiga em fogo moderado, mexendo sem parar. Retire a panela do fogo e reserve,
  2. Divida a metade do sorvete entre 4 taças ou copos altos e largos. Polvilhe cada porção com metade dos farelos de biscoito. Repita a operação com o resto do sorvete e dos biscoitos.
  3. Arremate os parfaits de chocolate com o creme batido, as nozes picadas e uma cereja. Se você não quiser botar diretamente o chocolate derretido, bote-o em uma molheira. Sirva em seguida.

Bolo de chocolate e ricota

Ingredientes

Cobertura de ricota

Bolo de chocolate e ricota

Ingredientes

Cobertura de ricota

Modo de preparo

  1. Ponha as ameixas numa tigela e por cima despeje a água fervente. Cubra e deixe de molho por 30 minutos.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma redonda, com furo no meio, de 20 cm de diâmetro e capacidade de 900 ml.
  3. Bata a manteiga até ficar macia e leve, depois acrescente aos poucos o açúcar. No liquidificador, bata as ameixas com a água em que ficaram de molho até obter um purê homogêneo e acrescente-o à mistura de manteiga e açúcar, com o extrato de baunilha, batendo até misturar bem. Um a um, adicione os ovos.
  4. Peneire a farinha de trigo branca, a integral, o fermento em pó e o cacau em pó sobre a mistura, incluindo os farelos que permanecerem na peneira. Incorpore os ingredientes secos até ficarem bem misturados, com uma consistência mole, adicionando um pouco de água, se necessário. Transfira a massa para a fôrma, espalhando-a uniformemente.
  5. Asse por cerca de 25 minutos ou até ter crescido, estar com a superfície ligeiramente rachada e firme ao toque. Deixe o bolo na fôrma por 10 minutos, depois passe uma faca entre o bolo e a fôrma para soltá-lo e desenforme-o sobre uma grade para que esfrie. (O bolo pode ser conservado por 3 dias num recipiente hermético, antes de se acrescentar a cobertura.)
  6. Para preparar a cobertura, force a ricota por uma peneira, colocando-a numa tigela. Acrescente o extrato de baunilha e o açúcar de confeiteiro e bata até obter um creme homogêneo.
  7. Ponha o bolo num prato de servir e com uma colher distribua uniformemente o creme de ricota sobre ele. Use uma faca para voltear ligeiramente o creme, descendo levemente para os lados. Coloque um pouco de cacau em pó numa peneirinha e polvilhe-o sobre a cobertura. Sirva imediatamente.

Quadradinhos de chocolate e amendoim

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Derreta ¾ de xícara (185 g) de manteiga e 1⁄3 xícara (50 g) de chocolate em banho‑maria ou no micro‑ondas e mexa até ficar cremoso. Adicione os farelos de biscoito e os amendoins, e misture.
  2. Com a massa, forre uma assadeira de 33 cm x 23 cm untada. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos, ou até firmar.
  3. Numa tigela, bata o cream cheese, o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo. Espalhe sobre a camada de massa. Derreta a manteiga e o chocolate restantes, e mexa bem. Com cuidado, espalhe sobre a camada de cream cheese. Cubra e deixe na geladeira até firmar. Corte em quadradinhos e guarde‑os na geladeira.