Faça uma busca
Sabor de Casa

Receitas de festa junina: 17 ideias boas demais da conta, sô!

Mesmo em casa, podemos nos deliciar com o sabor das adoradas festas juninas. Conheça 20 receitas para aproveitar as festividades

Escrito por:

William Bastos

Redator
25-receitas-de-festa-junina
CarlaNichiata/iStock
Publicado em: Última atualização:

Junho chegou e o cheiro da canjica, do bolo de fubá e do quentão já podem perfumar a sua casa. Este ano, sem as típicas festas, a gente improvisa em casa mesmo e prepara as receitas de festa junina, carregadas de sabores tradicionais!

As festas juninas são celebradas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13 de junho, São João Batista, no dia 24 de junho e São Pedro, o apóstolo e patrono da igreja, no dia 29 de junho. No entanto, a história aqui tem um pé em culturas ainda mais antigas. Os índios celebravam festivais na mesma época em que eram oferecidos diversos tipos de comida e havia dança. Dessa maneira, quando os jesuítas chegaram por aqui, na tentativa de cristianizar as festas, decidiram fundir os eventos. Assim, até hoje festejamos uma festa junina mista, com receitas que têm muitos ingredientes utilizados também pelos nativos antes da colonização.

A festa colou no interior, onde cidades e vilarejos altamente católicos se reuniam para festejar os santos. Com isso, as vestimentas tradicionais, como camisas quadriculadas remendadas e chapéus de palha, tornaram-se símbolo aqui no Brasil. Além disso, alimentos derivados do milho e outros típicos do interior passaram a compor o cardápio de iguarias deliciosas dessa época do ano.

Que tal entrar no clima da festa aprendendo 25 receitas de festa junina tradicionais – e certamente muito deliciosas? Confira abaixo algumas delas, prepare o seu chapéu de palha e caia na festa, sô!