O molho para esta salada simples e colorida tem um sabor picante, que complementa perfeitamente a abobrinha levemente cozida, o atum, o tomate e a massa. Sirva-a fria, gelada ou morna, como preferir.

Você pode também aproveitar o molho picante com as fatias de abobrinha como acompanhamento para minipães árabes. E, se gosta de sabores picantes, aprenda estas entradas picantes.

Confira abaixo como preparar esta deliciosa salada de macarrão.

Salada picante de macarrão e atum

Tempo de preparo:  20-25 minutos

Ingredientes:

250g de macarrão parafuso ou do formato da sua preferência

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 cebola picada

1 dente de alho

2 abobrinhas cortadas em fatias finas

2 colheres (chá) de açúcar

3 colheres (sobremesa) de alcaparras

6 tomates, sem pele, cortados em fatias em forma de cunha

1 lata de atum em pedaços, cerca de 200 g, escorrido e os pedaços desfeitos

6 azeitonas pretas, sem caroço e cortadas ao meio

1 colher (sobremesa) de molho de pimenta (opcional)

salsa fresca para decorar (opcional)

Veja o modo de fazer na galeria a seguir:

  • Modo de preparo:

    1. Cozinhe o macarrão em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra bem, lave em água fria e escorra novamente.

    eugenesergeev/iStock
  • 2. Enquanto a massa cozinha, aqueça metade do azeite numa panela. Coloque a cebola e o alho, refogando-os por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o restante do azeite e a abobrinha e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 3 minutos.

    margouillatphotos/iStock
  • 3. Junte o açúcar, as alcaparras e o molho de pimenta à abobrinha e à cebola. Aqueça por alguns segundos, mexendo até os ingredientes terem se combinado para formar um molho. Acrescente os tomates e transfira tudo para uma tigela.

    MSPhotographic/iStock
  • 4. Acrescente o macarrão escorrido à tigela e, delicadamente, incorpore à mistura o atum e as azeitonas pretas cortadas. Divida a salada entre 4 pratos ou transfira-a para uma saladeira grande. Decore com raminhos de salsa e sirva imediatamente ou espere esfriar, se desejar.

  • Dicas:

    Improvise com o molho com abobrinhas. Além de servir no pão árabe, ou em outro de sua preferência, use como cobertura da pizza. Fica uma delícia!

    OksanaKiian/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!