Uma ótima notícia para os veganos: diferentemente do que se costuma acreditar, a cremosidade das sopas vem das hortaliças, e não dos laticínios. Essa sopa bem cremosa de cenoura, que é vegana e deliciosa, também é muito fácil de fazer e econômica: você vai precisar de poucos ingredientes.

E, além de tudo, ela também é versátil: nos dias frios, ela pode ser servida quentinha. Nos dias quentes, gelada também fica uma delícia. Confira!

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena, picada

1 pedaço de 5 cm de gengibre, picado

700 g de cenoura picada

1 batata-inglesa grande, descascada e picada

sal e pimenta-do-reino moída na hora

6 xícaras de caldo de legumes ou água

1/4 de xícara de salsinha picada para decorar

Modo de preparo:

1. Ponha o azeite numa panela grande e funda, em fogo médio. Quando estiver bem quente, junte os legumes. Polvilhe sal e pimenta-do-reino e mexa de vez em quando, durante uns 15 minutos, até as cenouras amolecerem. Junte o caldo e deixe cozinhar de 15 a 20 minutos, até os legumes ficarem bem macios.

2. Use um mixer para transformar a sopa num purê. Ou deixe a mistura esfriar um pouco e passe tudo pelo espremedor de batatas. Ou ainda bata no liquidificador, aos poucos, se ainda estiver quente, até ficar homogêneo.

3. Se quiser servir a sopa quente, reaqueça-a, mexendo sem parar. Se for servir fria, leve à geladeira, coberta, durante duas horas pelo menos. Acerte o tempero e decore antes de servir.

Dica para incrementar a sua sopa de cenoura:

Se você gosta de sopas mais temperadas, acrescente curry ou cominho (ambos combinam bastante com cenoura) pouco antes de pôr o caldo de legumes. 

Confira uma receita imperdível de pão caseiro para acompanhar a sua sopa!

Quer variar nas sopas? Aprenda mais 13 receitas aqui!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!