Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 11 de março de 2021

3 banhos de assento para tratar infecção urinária

Paula Vieira
Última atualização: 11 de março de 2021
Por: Paula Vieira

Conheça mais benefícios do banho de assento e saiba como fazer.

3 banhos de assento para tratar infecção urinária Imagem: opradit/iStock

A Infecção urinária ou infecção do trato urinário é uma doença infecciosa, como o nome sugere, que pode atingir qualquer parte do sistema urinário, sendo mais comum na uretra e na bexiga.

Estipula-se que cerca de 30% das mulheres vão apresentar a doença em algum momento da vida. Isso porque elas têm 50% a mais de chances de desenvolver a doença do que os homens.

Os sintomas mais comuns são ardência ao urinar e incontinência urinária. Além disso, a urina pode sair avermelhada, com sangue, e o paciente costuma apresentar dores na parte mais baixa da barriga.

O que é banho de assento?

O banho de assento é uma opção excelente para a infecção urinária e pode ser feito com itens naturais, que você até já deve ter em casa. Além de ajudar a combater a infecção, eles atuam no alívio rápido dos sintomas.

Banho de assento
Banho de assento feito com flores e ervas (Imagem: Olga_k_/iStock)

Mas, apesar de tantos benefícios, os banhos de assento não substituem os remédios recomendados pelo médico e devem ser feitos apenas para complementar o tratamento.

Opções caseiras de banho de assento para infecção urinária

Dependendo da situação, o próprio médico pode recomendar o banho de assento com alguma substância específica para o tratamento da infecção urinária. Mas se esse não for o seu caso, saiba que as opções caseiras apresentam resultados muito eficientes. Conheça algumas:

1. Banho de assento com camomila

A camomila é uma planta medicinal com grande ação calmante, sendo recomendada para quem está sofrendo com os sintomas de dor e ardência e procura um alívio rápido.

banho de assento
Banho de assento com camomila alivia dores (Antic Zlatko/iStock)

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de camomila
  • 1 litro de água

Moro de preparo:

Lave muito bem uma panela e leve-a ao fogo, colocando os ingredientes para ferver. Depois do processo, é só deixar esfriar e despejar o chá em uma bacia que dê para sentar de forma mais confortável. É recomendado que o tratamento seja feito após o banho, durante ao menos 20 minutos.

2. Banho de assento com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um item comum nas casas brasileiras. Mas o que muita gente não sabe é que ele tem propriedades antissépticas e ajudam a aliviar os sintomas da inflamação na bexiga. Além disso, ajuda a combater os micro-organismos que causam candidíase e reequilibra o PH vaginal.

vinagre
Banho de assento com vinagre de maçã (Madeleine_Steinbach/iStock)

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 3 litros de água morna

Modo de preparo:

Para preparar o banho de assento, basta colocar os ingredientes em uma bacia bem limpa e sentar-se sobre ela. O procedimento pode ser feito por até 20 minutos.

3. Banho de assento com barbatimão

O barbatimão é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar muito no tratamento da infecção urinária. Além disso, o banho de assento feito com a erva é utilizado para combater inflamações do útero e ovários e reduzir o corrimento vaginal.

Barbatimão
Banho de assento com barbatimão também pode ajudar no tratamento contra HPV (Imagem: Madeleine_Steinbach/iStock)

Outro benefício que está em estudo é sobre a eficácia do barbatimão no tratamento do HPV.

Ingredientes:

  • 20 g de folha ou casca de barbatimão
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Deixe a água ferver e adicione as folhas de barbatimão. Apague o fogo e deixe repousar por até 10 minutos. Em seguida, você deve coar o chá e despejar em uma bacia limpa, para fazer o banho de assento, que deve durar entre 15 e 20 minutos.

O chá com propriedades anti-inflamatórias também pode ser bebido até três vezes por dia.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados