Por que você deve brincar com seu filho?

Pesquisas mostram que brincar estimula o cérebro e o corpo. Descubra qual a importância de brincar com seu filho!

Douglas Ferreira | 13 de Outubro de 2022 às 07:00

monkeybusinessimages/iStock -

A brincadeira é uma das principais formas pelas quais as crianças aprendem e experimentam a vida. De acordo com Piaget, é através da brincadeira, do lúdico, que as crianças conseguem se adaptar ao mundo e assimilar e acomodar novos conhecimentos. Sendo assim, para que os pais tenham uma participação efetiva no desenvolvimento intelectual e afetivo dos filhos é importante brincar com eles.

Por que eu devo brincar com meu filho?

Quando mães, pais e filhos brincam juntos, as repercussões tanto no âmbito pessoal como familiar são muito positivas. Mas, além das brincadeiras em que toda a família toma parte, pai e mãe devem também brincar ocasionalmente sozinhos com a criança durante todas as fases do seu desenvolvimento.

Leia também: Brinquedos feitos em casa para divertir a criançada nas férias!

Quando os pais participam, as formas de brincar se multiplicam consideravelmente, uma vez que cada pessoa pode adicionar algo à experiência. Além disso, quando os pais brincam com as crianças, transmitem a mensagem do quanto isso é importante e do quanto valorizam o que elas aprendem por intermédio da brincadeira, ao mesmo tempo que as encorajam a continuar aprendendo.

Brincar é a melhor maneira de manter contato constante com as crianças. Quando você brinca com seus filhos não está apenas dizendo a eles que valoriza aquilo que os interessa, mas também que está pronto para partilhar dos interesses deles. Estudos indicam que, quando as crianças sentem que podem brincar com os pais, elas se relacionam com eles como seres humanos, algo positivo para a convivência familiar.

A brincadeira cria laços entre pais e filhos

A brincadeira entre pais e filhos além de estimular o aprendizado ainda cria vítulos afetivos. (Imagem: nd3000/iStock)

Esse convívio por meio da brincadeira faz diferença na relação estabelecida entre pais e filhos, especialmente no que tange à confiança e à afeição. Pais que brincam regularmente com as crianças têm mais chances de estabelecer uma atmosfera de confiança e carinho e também de consolidar canais de comunicação. Quando você brinca com seu filho, ele é capaz de ver quais habilidades aprendeu em comparação às suas, e isso pode motivá-lo a aprender e se desenvolver ainda mais.

Brincar com seu filho dará a você uma vasta gama de informações que o tornará apto a entendê-lo melhor. Você poderá, por exemplo, descobrir quais os brinquedos prediletos dele e a importância que estes têm para ele. Descobrirá também se o ambiente da brincadeira é adequado ou se permite apenas atividades rígidas que bloqueiam a criatividade e o prazer.

Estudos recentes mostram que os adultos que brincam com os filhos normalmente relaxam com mais facilidade, vendo os reflexos dessa postura na forma como se relacionam com toda a família e até mesmo num melhor desempenho no trabalho.