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Saúde & Bem-estar

Diminua o estresse do trabalho com a alimentação

Uma dieta adequada pode te ajudar a se livrar do estresse do dia a dia.

Escrito por:

Rayane Santos

Redator
Livre-se do estresse através de uma alimentação saudável e balanceada.. Alimentos que aliviam o estresse podem ser a solução.
tommaso79/iStock
Publicado em: Última atualização:

Você sabia que alimentos que aliviam o estresse podem tornar sua vida muito melhor? Antes de tudo, entenda que é no normal que os trabalhadores, especialmente aqueles que têm filhos, se estressem. Na verdade, uma certa quantidade de tensão de vez em quando pode ajudar a cumprir as tarefas diárias. Mas o estresse prolongado é diferente: o corpo precisa da ajuda dos alimentos certos para aliviar seus efeitos.

Leia também: Como o estresse crônico pode afetar o organismo

O estresse no ambiente de trabalho é causado por uma combinação de fatores, incluindo volume de trabalho, restrições de tempo e pressões. Horários de almoço inadequados e apertados podem fazer com que você opte por lanches com muito açúcar e bebidas com cafeína para obter energia rapidamente, mas eles só pioram a situação.

Você e o estresse

Seu corpo responde ao estresse, seja ele físico ou mental, liberando o hormônio do estresse, a adrenalina, em sua corrente sanguínea. Seu coração bate mais rápido e a pressão sanguínea aumenta. Essa reação de “luta ou fuga”, um legado de nosso passado de homem das cavernas, tem o intuito de aumentar sua força física a fim de lidar com o inimigo ou escapar do perigo.

Entretanto, devido à natureza bastante sedentária da vida do trabalhador moderno, as frequentes elevações de adrenalina não melhoram seu desempenho físico. Os níveis do hormônio do estresse podem ficar mais altos que o normal e não retornar aos níveis anteriores. Isso pode resultar no aumento da pressão sanguínea e em colesterol alto.

A eficácia de seu sistema imunológico também pode diminuir e suas reservas de vitaminas e minerais podem se esgotar. Você pode ter sintomas clássicos de estresse e correr o risco de ser menos eficaz no trabalho. O estilo de vida também desempenha seu papel: hábitos alimentares ruins e falta de exercícios contribuem para os efeitos negativos. Tudo isso pode deixá-lo doente, ou até prejudicar sua saúde a longo prazo.

Lidando com a pressão

Há maneiras eficazes de se lidar com o estresse. Só o estresse do trabalho rotineiro não causa sintomas como pressão alta. O que importa é como você lida com ele.

Algumas pessoas reagem ao estresse comendo alimentos que servem como consolo e são poucos saudáveis, reduzindo suas atividades físicas e aumentando o consumo de álcool. Isso pode levar ao aumento do peso e da pressão sanguínea.

Alimentos para combater o estresse

Uma alimentação saudável é essencial para combater o estresse.
(Imagem: Yulia Gusterina/iStock)

Para lidar com a pressão do trabalho de forma bem-sucedida, você precisa melhorar sua alimentação, moderar a quantidade de álcool e fazer muito exercício. Também deve escolher alimentos particularmente eficazes no combate ao estresse.

Quando os sistemas nervoso e imunológico estão sob pressão, seu corpo rapidamente acaba com as reservas de energia. Para repor essas reservas, você precisa aumentar o consumo de vitaminas do complexo B, que ajudam a liberar a energia do alimento e a deixá-la disponível em seu corpo.

Entre as melhores fontes das vitaminas do complexo B estão grãos integrais, laticínios, lentilha, feijão, fígado, vegetais verdes, frutos do mar, carne magra, ovos, nozes, castanhas, sementes e frutas secas.

Aumentando a imunidade

Períodos prolongados de estresse podem enfraquecer seu sistema imunológico, então você também deve comer muitas frutas cítricas. Elas são ricas em vitaminas C, que aumenta sua resistência aos vírus.

Reduzindo a fadiga

Carboidratos como pão integral, arroz integral, batata e massa fornecem um estoque estável de açúcar no sangue para manterem estáveis os níveis de energia. Esses alimentos são muito mais eficazes que lanches com muito açúcar, já que os primeiros liberam uma corrente de energia constante em vez de um fornecimento grande e rápido.

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Extermine o sal

Muito sal pode levar ao aumento da pressão sanguínea. Não coma muito bacon, presunto, lanches salgados, azeitonas e queijo, e evite refeições industrializadas, que geralmente contêm muito sal.

O efeito sobre o apetite

A pressão pode afetar os padrões alimentares. Isso varia de uma pessoa para outra, mas, de forma geral, as mulheres tendem a comer mais quando estão estressadas e a optar por alimentos com muito açúcar, como biscoitos e chocolates. Assim, correm o risco de consumir muitas calorias e poucas vitaminas e minerais. Os homens, por sua vez, geralmente comem menos quando estão sob pressão, mas tendem a consumir mais álcool.

Mudando os hábitos alimentares

O primeiro passo para se livrar do estresse no trabalho é trocar os biscoitos e chocolates por lanches mais saudáveis, como damasco seco, biscoitos água e sal ou pacotes de passas e castanhas.

O próximo passo é você garantir um horário de almoço apropriado, mesmo que não esteja com muita fome. O almoço oferece energia para o resto do dia, e você não precisará fazer lanchinhos mais tarde, quando a pressão acaba e o apetite retorna.

Não abuse da cafeína

É tentador trocar o almoço por xícaras de café forte quando você está correndo contra o tempo. Embora a cafeína o mantenha alerta por um tempo, ela pode lhe causar problemas. Ela aumenta a pressão sanguínea, e aqueles suscetíveis à hipertensão vão perceber que os efeitos do estresse combinados com muita cafeína fazem mal à saúde.

Se você consome alimentos e bebidas com muita cafeína, ou toma suplementos de cafeína para conseguir terminar o trabalho, está arriscando aumentar a pressão sanguínea. Não abuse das bebidas com cafeína, tome-as duas ou três vezes por dia e troque o resto por muita água e suco de frutas.

Para se aprofundar no assunto, entenda como o estresse crônico pode afetar os rins. Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Pinterest para ficar por dentro das novidades!