6 benefícios do jiló para a sua saúde

Você sabia que o jiló tem muitos benefícios para sua saúde, além de ter um gosto único e várias maneiras de preparar? Aprenda mais aqui!

Rebecca Henze | 25 de Julho de 2021 às 15:00

Rodrigo Moreira/iStock -

O jiló é um alimento polêmico. Conhecido também por ser dado a animais, muitas culturas ainda estranham receitas que tenham o jiló na lista de ingredientes. Porém, apesar da estranheza, são muitos os benefícios do jiló para a saúde, o fruto brasileiro que tem um gosto amargo muito específico, o que torna a experiência ainda mais inusitada.

Disponível em variados tipos para diferentes preferências, o jiló convence pelos nutrientes. Ele também é usado na medicina popular no preparo de infusões para o tratamento de gripe e resfriado, graças às suas várias propriedades benéficas à saúde.

Benefícios do jiló para a sua saúde

O jiló é um fruto pouco valorizado, mas que apresenta vários benefícios para a sua saúde. (imagem: Rodrigo Moreira/iStock)

1. Ajuda no bom funcionamento do intestino

Rico em fibras e água, o jiló auxilia o bolo fecal e tem efeito muito positivo contra a prisão de ventre.

2. Multivitamínico

Contém as vitaminas A, B e C. Atenção aos cuidados na hora de preparar para não perdê-las: cozinhe o jiló no vapor ou em pouca água, em baixa temperatura; e o ideal é consumi-lo com casca.

3. Poucas calorias

Quem segue dietas com quantidade específica de calorias, pode aproveitar o jiló. Já que suas poucas calorias e alta concentração de água fazem com que ele gere uma sensação de saciedade rapidamente, ele se torna um bom aliado das dietas mais restritivas! Lembre-se sempre de fazer acompanhamento com um nutricionista!

4. Mau hálito nunca mais

O sabor amargo do jiló aumenta a produção de saliva, que, por sua vez, tem propriedades antibacterianas e combatem o mau hálito.

5. Anemia

Como uma ótima fonte de ferro, o jiló é muito recomendado para quem tem problemas de anemia, como a ferropriva, e precisa dessa reposição.

Leia também: Anemia: saiba como identificar e evitar

6. Ajuda a proteger o coração

Além de ser rico em potássio, ajudando a regular a pressão arterial, o jiló também tem propriedades que impedem o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos. Consequentemente, ajuda na prevenção de entupimentos de artérias e problemas mais graves decorrentes disso.

Como incluir jiló na sua alimentação?

Os chips de jiló são uma ótima pedida para quem quer aproveitar suas propriedades, mas com um sabor mais agradável. (Imagem: jessica cardozo/iStock)

Primeiramente, fique atento ao viço do jiló na hora de comprar; se a casca estiver amarela ou laranja-avermelhada, significa que já amadureceu, e o sabor se torna amargo demais. Sempre prefira os lisos, firmes, verdes e brilhantes para o melhor gosto possível!

Para cozinhar, o jiló é muito versátil. Ele pode ser assado com legumes, frito, refogado… seja criativo! As receitas que estão na Internet vão desde chips até ensopado com carne.

É comum encontrar o jiló em um suco com limão, uma mistura antioxidante e rica em Vitamina C! Além disso, você pode aproveitar para adicioná-lo à sua omelete, à farofa, ao antepasto, ou até mesmo à pizza!

Aprenda a tirar o gosto amargo

O nutrólogo da Horaios Estética, Bruno Takatsu, contou à revista Casa e Jardim que “para evitar o sabor amargo, é indicado polvilhar sal no jiló, envolvê-lo com papel-toalha e conservá-lo em local fresco. Depois de 20 a 40 minutos, lave-o e está pronto. É possível comer a fruta crua na salada, cozida ou até frita. Outra dica é cozinhar com alho, sal e limão, por 30 a 40 minutos.”