Câncer de bexiga: saiba os sintomas da doença de Justus e Portiolli

O câncer de bexiga é o décimo tipo de câncer mais comum no mundo; saiba mais sobre esta doença.

Laura Oliveira | 25 de Novembro de 2022 às 18:20

Anatomia da Bexiga do Sistema Urinário Humano - magicmine/iStock

No início do mês de novembro, o apresentador Roberto Justus usou as suas redes sociais para contar aos seguidores que, ao fazer um chek-up, descobriu um câncer na bexiga.

"Durante um check-up que faço rigorosamente em dia, todos os anos, eu descobri um divertículo em cima da bexiga, pra quem quer entender melhor, talvez um cisto, que tinha uma coisa sólida dentro. Operamos, abrimos e descobrimos que era mesmo um tumor maligno", disse Justus. 

O empresário e apresentador também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para a importância de se ter um diagnóstico precoce.

"Eu tinha um câncer de bexiga invasivo, só que foi tirado em tempo. Quando trata o assunto procecemente, o câncer não é uma sentença de morte pra ninguém." 

Justus não foi o único famoso a passar por este problema. O apresentador Celso Portiolli, também já teve câncer de bexiga e tratou logo no início. Ao lado de Justus, o apresentador do SBT engrossa o coro sobre a importância da realização dos exames de rotina são muito importantes para evitar essa e outras doenças. 

Quais os principais sintomas do câncer de bexiga?

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), cerca de 10 mil casos de câncer de bexiga são diagnosticados por ano no Brasil, sendo mais comum em pessoas mais velhas. Aproximadamente 90% dos pacientes com esse câncer possuem mais de 55 anos. 

Além disso, o câncer de bexiga se mostrou mais recorrente em homens brancos e pode ter seu risco potencializado pelo tabagismo. Alguns dos principais sintomas são:

Sangue na urina

Na maioria das vezes, identificar sangue na urina é um dos primeiros sinais de alerta. Em alguns casos, a quantidade de sangue não é o suficiente para ser vista. Portanto, pode apresentar uma cor alaranjada ou, com menos frequência, vermelha. Porém, sangue na urina não significa necessariamente câncer na bexiga, podendo ser algum outro problema.

Mudança nos hábitos urinários

O câncer de bexiga pode provocar também alterações nos hábitos urinários, tais como: 

Dor óssea

Esse sintoma, na maioria das vezes, é identificado em um estado mais avançado do câncer de bexiga. A dor óssea pode ser acompanhada de outras dores mais severas, como dor lombar, perda de peso e apetite, fraqueza e inchaço nos pés. 

Para saber mais sobre o que causa o câncer de bexiga, os tipos da doença e os tratamentos disponíveis, veja a nossa matéria completa sobre a doença.


Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico. 

Câncer Câncer de bexiga