Câncer de pênis: causas, sintomas e tratamento

Apesar de ser um tumor raro, o câncer de pênis ainda atinge muitos homens. Veja aqui quais são as causas, sintomas e tratamento dessa doença.

Rayane Santos | 24 de Junho de 2021 às 18:00

Business/iStock -

No Brasil, mais de mil homens têm seus pênis amputados todos os anos. O nome dado a esse procedimento é “penectomia”, ou “falectomia”, e sua principal motivação é o câncer de pênis.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens brasileiros. Confira aqui o que é, quais são as causas, os sintomas e como é feito o tratamento do câncer de pênis.

O que é o câncer de pênis

O câncer de pênis é um tumor raro, que se manifesta em uma ferida persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do órgão sexual masculino.

Essa doença atinge, em especial, homens acima dos 50 anos. No entanto, os mais jovens também podem ser vítimas dela.

Esse tipo de câncer tem tratamento e pode ser curado, mas, quando a doença já está em um estágio avançado, a amputação do órgão genital se faz necessária.

Leia também: Vasculite: o que é, causas, sintomas e tratamento

Qual a causa do câncer de pênis

Assim como ocorre com outros tipos de tumor, o de pênis pode ser causado pela combinação de fatores diversos. A má higiene é uma das causas principais desse tipo de câncer.

Isso ocorre porque a higienização precária leva a inúmeras doenças, e essas, por sua vez, levam ao tumor. Contudo, essa não é a única causa da doença. Veja abaixo uma lista de fatores de risco do câncer do órgão reprodutor masculino.

Fatores de risco

Fator de risco é tudo aquilo que pode aumentar a chance de alguém contrair certa doença. No caso do câncer de pênis, os fatores de risco incluem:

Câncer de pênis afeta a autoestima e a saúde mental dos homens acometidos por ele. (Imagem: imtmphoto/iStock)

Tipos de câncer de pênis

Existem diversos tipos de câncer de pênis e os principais são:

Fique atento aos sinais de câncer de pênis. (Imagem: Chinnapong/iStock)

Sintomas da doença

É importante ficar atento aos sinais que possam indicar a existência do câncer de pênis. Alguns sintomas dessa doença são:

Como é feito o diagnóstico

Comumente, os homens procuram ajuda médica muito tempo após começarem a perceber os sinais, quando a doença já está em um estágio avançado. No entanto, o câncer de pênis possui altos índices de sobrevida quando é feito um diagnóstico precoce.

Por isso, caso perceba algum desses sinais, procure um médico. Apenas um profissional poderá apresentar o quadro correto de cada pessoa. Sendo necessário, ele solicitará ao paciente a realização de uma biópsia para a obtenção do diagnóstico.

Leia também: 4 sinais de obstrução das artérias

Tratamento

Como dito anteriormente, algumas vítimas do câncer de pênis precisam se submeter à amputação do membro. Contudo, isso só ocorre em casos muito avançados.

Quando o tumor é detectado nos primeiros estágios, é possível realizar cirurgia, fazer quimioterapia ou radioterapia. Dessa forma, é muito importante estar atento aos sintomas dessa doença e procurar auxílio médico para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

Como prevenir o câncer de pênis

Para a prevenção do câncer de pênis, atente-se às seguintes recomendações:

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.