Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de maio de 2021

Cauterização capilar: saiba tudo sobre procedimento para os cabelos

Conheça este procedimento e confira como fazer cauterização.

Imagem: Prostock-Studio/iStock

Talvez você tenha aprendido todas as etapas do cronograma capilar e seguido à risca as etapas, mas ainda assim não tenha ficado satisfeita com o resultado. A questão é que talvez você precise de cauterização no cabelo, um procedimento nascido em terras brasileiras, mas que já conquistou o mundo, conhecido lá fora como "brazilian blowout".

Confira!

O que é a cauterização capilar

A cauterização capilar é um procedimento químico feito com queratina e calor, geralmente realizado em um salão de beleza, com o principal objetivo reconstruir fios e nutrir cabelo danificado. Além disso, também pode deixar o cabelo mais liso por volta de 6 meses, adicionar brilho intenso ao cabelo e reduzir o frizz.

O processo envolve lavar o cabelo e, em seguida, fazer uma escova com o tratamento no cabelo molhado, onde a queratina deve agir por cerca de 30 minutos. Alguns cabeleireiros, no entanto, preferem secar o cabelo primeiro e aplicar o tratamento nos cabelos secos.

Para quem é indicado?

mulher olha de forma insatisfeita para os próprios cabelos
A cauterização é ideal para cabelos danificados. Imagem: puhhha/iStock

A cauterização capilar é indicada para todos os tipos de cabelo, especialmente para pessoas com fios danificados, quebradiços e fracos, com pontas duplas. Isto ocorre muito após situações em que o cabelo é submetido a procedimentos químicos fortes, como, por exemplo, descolorir os fios ou um corte químico.

O corpo produz naturalmente a proteína queratina - é dela que o cabelo e as unhas são feitos. Alguns xampus e condicionadores contêm queratina, mas você normalmente obterá os maiores benefícios de um tratamento de salão feito por um profissional.

Os benefícios de receber um tratamento profissional de queratina com kit cauterização ou fazer um em casa podem incluir:

Como fazer a cauterização capilar?

Tanto para fazer o procedimento no salão quanto em casa, a cauterização com queratina costuma ser feita da seguinte forma:

  1. Lave bem o cabelo com xampu antirresíduos (não passe condicionador depois);
  2. Seque o cabelo por completo;
  3. Penteie o cabelo e separe em 3 seções;
  4. Aplique o produto seção por seção, seguindo à risca as instruções do produto;
  5. Seque o cabelo por completo novamente, agora com o produto agindo;
  6. Use uma prancha para alinhar os fios ao final do procedimento.

Cauterização caseira funciona?

A cauterização caseira funciona, mas precisa ser feita com muito cuidado e muita atenção, especialmente pelo componente formaldeído, presente em muitos produtos com queratina. O ideal é que, caso você opte por fazer o tratamento em casa, você consulte um profissional para instruções e para saber se seu cabelo realmente precisa disso.

Cuidados após o procedimento

Após o procedimento, é necessário ficar no mínimo 3 dias sem lavar o cabelo. Além disso, é indicado que se espere no mínimo 4 meses para realizar outro procedimento químico, como escova progressiva ou coloração de qualquer tipo. Confira também se lavar o cabelo todos os dias faz mal!

Contraindicações

O procedimento não deve ser realizado por gestantes, lactantes e crianças. Também é contraindicado para quem possuí alergia ao formaldeído, composto químico que faz parte de muitos tratamentos com queratina, pois é o que deixa o cabelo liso no processo.

Ainda sobre o formaldeído, é importante tomar bastante cuidado durante o tratamento, já que este ele pode ser bastante perigoso caso inalado.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close