Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de março de 2021

Chá de gengibre: confira os benefícios para a saúde e como fazer

Saiba mais sobre esse excelente termogênico que você pode fazer em sua casa

Imagem: (Imagem: Yummy pic/iStock)

O gengibre é um tubérculo bastante usado tanto na culinária quanto na medicina. Com uma grande diversidade de benefícios terapêuticos, o gengibre pode ser consumido em receitas e bebidas, a mais comum é o chá, que tem muitos benefícios. 

Leia também: Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia

Apesar de ser vendido de diversas formas, para o chá o ideal é que o gengibre esteja fresco e íntegro, com casca bem lisa e que não esteja murcho. Para saber se seu gengibre ainda está bom, confira se a parte interior está bem amarelada e sem muitas fibras.

Benefícios e contraindicações do chá de gengibre

Com ação bactericida, fungicida e antioxidante, o gengibre é repleto de benefícios terapêuticos. Além desses, o tubérculo também é antisséptico e anti-inflamatório. O chá é recomendado para alívio de náuseas, até mesmo em grávidas e pacientes quimioterápicos. Atua no combate a má digestão e doenças respiratórias. Bem como na prevenção de gastrite e úlceras.

Por vezes é usado com o objetivo de emagrecimento. Por ser um termogênico, atua na aceleração do metabolismo, aumento da temperatura e atrelado à uma boa alimentação e práticas de exercícios, oferece grandes benefícios no emagrecimento. 

(Imagem: pilipphoto/iStock)

Apesar de atuar na prevenção de úlceras e gastrite, o chá de gengibre é contraindicado quando a pessoa já possui essas doenças, pois pode causar irritações e complicações. Uma das reações do gengibre é aumentar a circulação sanguínea e por isso não é indicado para quem é hemofílico.

Para quem possui doenças crônicas, cardiopatias, ou hipotiroidismo devem consultar um médico antes de fazer uso do chá. 

Modo de preparo do chá de gengibre

beneficios do cha de gengibre
(Imagem: natashamam/iStock)

Ingredientes

A medida do chá de gengibre é simples: 2cm de raiz, para 200ml de água. Caso opte por usar gengibre em pó você usa uma colher de sopa para 1 litro de água. Lembrando que o ideal é usar a raiz fresca. 

Modo de preparo

Lave bem o gengibre, depois rale ou corte em pedaços bem pequenos. Coloque a água para ferver, em seguida coloque o gengibre e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Após o tempo de fervura, apague o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Beba em seguida. 

Existem algumas possibilidades de misturas para o chá de gengibre. É possível acrescentar, no preparo, uma xícara de chá verde, por exemplo. Você também pode preparar o seu chá de gengibre com mel, hortelã, alguns pauzinhos de canela e suco de um limão siciliano. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados