Faça uma busca


|
Publicado em: 21 de fevereiro de 2021

Chá para gases: 3 opções caseiras para controlá-los

Confira alguns remédios naturais para aliviar o incômodo dos gases

Imagem:

Os gases nada mais são do que o ar que fica acumulado no sistema digestivo. Eles não costumam representar perigo para a saúde, mas podem causar alguns incômodos, como dores no abdômen e tórax. E nesses casos, um chá para gases pode ser de grande ajuda.

No geral, homens liberam entre 14 e 25 gases por dia, enquanto as mulheres liberam entre 7 e 12. Mais do que isso, pode ser considerado flatulência excessiva, que costuma ser gerada em pessoas que mascam muito chiclete, fumam, falam durante as refeições, comem rápido e tomam bebidas com gás.

Alimentos que causam gases

Os alimentos fermentativos são os principais causadores dos gases. Como por exemplo: feijão, repolho, couve-flor, brócolis, lentilha, cebola, maçã e ameixa seca. Além disso, comidas que também levam mais tempo para serem digeridas também aumentam a produção de gases.

Além dos alimentos citados, que já têm essa característica natural, outro fator que pode contribuir para o surgimento dos gases é a falta de absorção dos alimentos ingeridos pelo organismo.

Com isso, as bactérias que ficam no colón fermentam as substâncias não digeridas, liberando gases durante o processo.

Outro fator pode ser a presença dos fitatos, uma substância presente nas leguminosas que além de atrapalhar a absorção de minerais também dificulta bastante o processo digestivo, contribuindo para a formação dos gases.

Sintomas de gases

Nem sempre a pessoa sente incômodos causados pelos gases. No entanto, quando há algum desconforto, normalmente é dor no peito, no abdômen, sensação de peso e inchaço.

Esses sintomas podem ser reduzidos com o consumo adequado de água, realização de exercícios físicos e uma dieta com redução de carboidratos e açúcar.

Chás para gases

Muita gente ainda tem dúvidas a respeito do que é bom para gases. Mas saiba que algumas substâncias naturais podem ajudar. Com elas você pode preparar chás para combater gases, que são grandes aliados de quem está sofrendo com eles, pois ajudam a aliviar os sintomas.

Veja a seguir três opções super simples para eliminar os gases.

Chá de hortelã-pimenta para gases

beneficios hortela problemas digestivos
O chá de hortelã-pimenta auxilia na redução de sintomas intestinais (Maya23K/iStock)

Essa planta possui efeito carminativo (isto é, controla os gases) e tem grande eficácia na redução de sintomas intestinais, auxiliando até pacientes que sofrem com a síndrome do intestino irritável.

Além disso, ela também é relaxante e ajuda a diminuir a tensão dos músculos do sistema digestivo, o que facilita a saída dos gases.

Para fazer o chá, você vai precisar de 6 folhas frescas ou 10 gramas de folhas secas do hortelã-pimenta para cada xícara de água. O ideal é tomar morno de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de erva-cidreira para gases

Chá de capim-cidreira pode ajudar a aliviar as dores causadas pelos gases (Adriano Siker/iStock)

A erva-cidreira é um excelente remédio natural para tratar problemas digestivos e excesso de gases. Além disso, a erva é poderosa contra dores, por ter óleos essenciais, como o Eugenol, que diminui o desconforto e os espasmos musculares, que reduz a formação de gases.

Para fazer o chá, você vai precisar de 1 colher (sopa) de folhas de erva-cidreira para cada xícara de água fervente. Deixe a bebida repousar por até 10 minutos e evite o consumo com açúcar, que causa o aparecimento dos gases.

Chá de erva-doce

Beneficios da erva-doce
Chá de erva-doce para gases (Memedozaslan/iStock)

A erva-doce é super conhecida no Brasil. Além de reduzir os gases intestinais, também alivia dores no estômago e ajuda a evitar o aparecimento de cólicas abdominais, inclusive em bebês.

Para fazer o chá, você vai precisar de uma colher (sopa) de erva-doce para cada xícara de água fervente. O segredo é deixar a bebida repousar por até 10 minutos antes de coar e ingerir de duas a três vezes por dia após as refeições.

Caso você tenha sintomas mais graves ou já faça tratamento para reduzir a produção de gases, converse com o seu médico antes de tomar os chás.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados